Journal Information
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 116-117 (December 2018)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 116-117 (December 2018)
EP‐160
Open Access
PREVALÊNCIA DE HEPATITE DELTA NOS PACIENTES HBSAG POSITIVOS DIAGNOSTICADOS EM 2017 NO ESTADO DE RONDÔNIA
Visits
2527
Ester Teixeira Ton, Julia Teixeira Ton, Juan Miguel V. Salcedo, Deusilene Vieira Dallácqua, Mariana Pinheiro A. Vasconcelos
Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), Porto Velho, RO, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Data: 19/10/2018 ‐ Sala: TV 2 ‐ Horário: 13:44‐13:49 ‐ Forma de Apresentação: E‐pôster (pôster eletrônico)

Introdução: O vírus da hepatite Delta (HDV) é um vírus RNA defectivo que necessita do vírus da hepatite B (HBV) para completar seu ciclo biológico. No mundo especula‐se que 15 a 20 milhões tenham infecção crônica pelo HDV. No Brasil, a área endêmica de hepatite Delta corresponde aos estados da Amazônia Ocidental, inclusive Rondônia.

Objetivo: Avaliar a prevalência do HDV em pacientes com HBsAg positivo e caracterizar o perfil clínico e epidemiológico desses pacientes admitidos no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) do Estado de Rondônia.

Metodologia: Estudo retrospectivo feito no Cepem com pacientes matriculados em 2017. Foi feita revisão de prontuário referente aos dados clínico‐epidemiológicos. Para as análises estatísticas foi usado o SPSS® versão 25.0.

Resultado: Em 2017 foram matriculados 167 pacientes HBsAg positivos no Cepem. Desses, 151 (90,4%) tinham sorologia anti‐HDV em prontuário. Treze dos 151 (8,6%) eram anti‐HDV positivos, com média de 44,5 anos e predominantemente do sexo masculino (61,5%). De acordo com a etnia, 92,3% (12/13) eram pardos, sem indígena. Fatores de risco como uso de drogas endovenosas e homens que fazem sexo com homens não foram referidos, o fator de risco mais significativo foi o contato familiar com o HBV (46,2%) e com o HDV (7,7%), o contato fraterno o mais prevalente. Um paciente tinha tripla infecção HBV/HDV/HIV. Cinco pacientes (38,5%) já apresentavam na matrícula sinais de doença hepática avançada com características de hipertensão portal, dois deles com sinais de descompensação com ascite. Apenas um paciente (7,7%) era HBeAg positivo.

Discussão/conclusão: Apesar de Rondônia fazer parte de uma região endêmica para o HDV, não há estudos de prevalência do vírus. Neste estudo de um ano mostramos uma prevalência nos HBsAg positivos relativamente alta de 8,6%. Hepatite Delta é a mais grave e com mais rápida evolução para cirrose entre as hepatites virais, como mostra o nosso estudo, 38,5% dos pacientes já tinham sinais de doença hepática avançada no momento do diagnóstico. Conforme descrito anteriormente, o HDV parece suprimir o HBV, em apenas 7,7% foi HBeAg positivo.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools