Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-196
Open Access
AÇÕES EDUCATIVAS EM REALIZAÇÃO DE TESTE RÁPIDO VOLTADO À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA
Visits
736
Cíntia Martins Ruggiero, Anelisa Soares de Almeida, Sigrid de Sousa dos Santos
Prefeitura Municipal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O rastreio das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é fundamental para o controle do HIV, HBV, HCV e de sífilis, já que o diagnóstico precoce e tratamento oportuno das pessoas infectadas e de suas parcerias sexuais contribuem para interromper a cadeia de transmissão. Em São Carlos (SP), foram testadas 20.470 pessoas no ano de 2020, sendo diagnosticados 101 casos de HIV; 286 de sífilis adquirida; 5 de HBV; 17 de HCV. Entretanto, entre o primeiro e o segundo semestre de 2020 houve queda do número de testagem (de 10990 para 9480 testes), o que levou a elaboração de ações educativas aos profissionais de saúde, a fim de aumentar o número de testes rápidos (TR), atendendo o plano de prevenção e diagnóstico precoce. A questão norteadora deste estudo foi avaliar a efetividade do programa em aumentar a adesão à testagem para IST na Atenção Primária de Saúde (APS).

Objetivo

Relatar a repercussão do incentivo às unidades básicas de saúde no aumento da execução dos TR.

Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que descreve a adesão dos profissionais de saúde à realização dos TR e à notificação de casos de IST. Utilizaram-se ações educativas na rede de APS, sendo dois encontros (julho/outubro) em 2021, com os responsáveis das 35 unidades de APS do município, os quais ficaram incumbidos em multiplicar e colocar em prática o aprendizado à sua equipe. Ainda como estratégia de reconhecimento à adesão das ações educativas, foi lançada uma premiação (coffee break) à unidade com o maior número de TR nos meses subsequentes.

Resultados

Após a ação, observamos aumento do número de TR realizados no segundo semestre comparado ao primeiro de 2021, correspondendo a um acréscimo de 29,5% nas testagens de IST. No mesmo ano, totalizaram-se 19.594 pessoas testadas e foram diagnosticados 63 casos de HIV; 305 casos de sífilis adquirida; 05 de hepatites B; 17 de hepatites C. Apesar de constatarmos o aumento dos TR de um semestre para o outro em 2021, após a ação educativa, podemos ressaltar que quando comparado este ano mencionado com o ano anterior, não houve aumento anual da testagem.

Conclusão

Entretanto, a ação educativa evitou a queda progressiva do número de testagem no qual estava ocorrendo desde o ano de 2020. Notou-se maior interesse pelos profissionais em realizar TR, o que demonstra a necessidade de fortalecer as equipes de saúde da rede da APS, para que os objetivos de rastreio e vigilância em saúde sejam efetivados.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools