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Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
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Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-052
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ADESÃO À LIMPEZA CONCORRENTE DE SUPERFÍCIES DE ALTO TOQUE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EXCLUSIVA PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19
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Dayana Souza Fram, Eduardo A. Medeiros, Rennan Martins Ribeiro, Daniela Vieira Escudero, Jane Cristina Dias Alves, Diogo Boldim Ferreira, Artur Henrique Vaz Oliveira, Luciana Oliveira Matias, Thiago M. Lopes Almeida, Flavia Ribeiro Machado
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
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Vol. 26. Issue S2
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Introdução

A limpeza e desinfecção do ambiente consistem em medidas fundamentais para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), esse processo inclui uma série de ações como educação, monitoramento, auditoria e feedback.

Objetivo

Avaliar a adesão à limpeza concorrente de superfícies de alto toque em uma unidade de terapia intensiva (UTI) exclusiva para Covid-19 utilizando um marcador fluorescente para validação e como ferramenta de feedback para equipe assistencial, no contexto de um programa de implementação de prevenção de IRAS.

Método

Estudo observacional realizado entre de maio e julho de 2021 em uma UTI com 35 leitos designada exclusivamente para atendimento de pacientes com Covid-19. Pesquisa dividida em três fases: avaliação inicial, feedback educacional e pós feedback. De acordo com protocolo institucional a limpeza concorrente deve ser realizada a cada plantão. Na primeira fase para validar a limpeza concorrente um profissional treinado aplicava no início do plantão o marcador nas seguintes superfícies: grade superior direita, grade inferior direita, grade superior esquerda, grade inferior esquerda, suporte de soro, bomba de infusão, monitor, ventilador mecânico, carro de medicação e pé da cama e ao final do plantão a limpeza das superfícies era avaliada por meio da luz ultravioleta. Nesta fase todos os 35 leitos foram incluídos. A limpeza concorrente era considerada adequada quando oito ou mais superfícies estavam devidamente limpas. Na fase de feedback educacional as taxas de adesão da avaliação inicial foram compartilhadas com a equipe assistencial da UTI e os membros do projeto de implementação da UTI forneciam um feedback imediato da desinfecção com a finalidade de corrigir as não conformidades encontradas. Na fase de pós feedback todas as superfícies dos 35 leitos foram reavaliadas utilizando a mesma metodologia.

Resultados

Foram analisadas 700 superfícies dos 35 leitos, 350 na avaliação inicial e 350 na fase pós-feedback. A adesão à desinfecção na primeira fase foi de 14,3% e na fase pós-feedback foi significativamente maior 51,4% (p < 0,001). A adesão à desinfecção melhorou significativamente em todos os pontos, exceto a desinfecção do ventilador mecânico (37,1% para 44,1%, p = 0,626).

Conclusão

Destacamos o impacto da validação da limpeza concorrente combinada ao feedback educacional em tempo real na adesão às práticas. Além disso, o presente estudo poderá contribuir com a melhoria da qualidade assistencial na UTI que incorporou sistematicamente todo o processo.

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The Brazilian Journal of Infectious Diseases
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