Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
OR-39
Open Access
ATIVIDADE DE CEFTOLOZANE-TAZOBACTAM E COMPARADORES CONTRA PSEUDOMONAS AERUGINOSA COLETADOS DE INFECÇÕES DO TRATO RESPIRATÓRIO NO BRASIL: RESULTADOS DO ESTUDO DE MONITORAMENTO DE TENDÊNCIAS DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA (SMART) 2016-2020
Visits
1494
Jacqueline Roque Ferrari, Ana Cristina Gales, Elisa Maria Beirão, Felipe Francisco Tuon, Gustavo Mizuno, Felipe da Silva Santiago, Alexandre Augusto Assis Alcantar, Thales Jose Polis, Marina Della Negra De, Jacqueline Patricia Paiva Albor
MSD, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Infecções do Trato Respiratório (RTI) causadas por Pseudomonas aeruginosa são comuns entre os pacientes hospitalizados, o que leva à alta morbidade e mortalidade. Este patógeno exibe múltiplos mecanismos de resistência aos antibióticos. Ceftolozane-tazobactam (C/T) é um agente inibidor beta-lactam-beta-lactamase que pode ser considerado uma opção clínica para pneumonia nosocomial em pacientes graves principalmente pelo risco aumentado de isolados resistentes à meropenem e piperacilina-tazobactam (P/T).

Objetivo

Avaliar as taxas de susceptibilidade de Pseudomonas aeruginosa em isolados de trato respiratório no Brasil entre 2016-2020.

Método

Foram coletados 515 isolados de Pseudomonas aeruginosa de infecções do trato respiratório de pacientes entre 2016 e 2020 no Brasil, utilizando o programa SMART. Os isolados foram testados em laboratório central utilizando metodologia do Instituto de Normas Clínicas e Laboratoriais. As amostras foram consecutivas e não duplicadas. As concentrações inibitórias mínimas foram determinadas pela microdiluição de caldo para C/T e vários antibióticos comparativos, incluindo P/T e meropenem. Os resultados de suscetibilidade antimicrobiana foram interpretados pelos critérios.

Resultados

Entre todos os isolados de P. aeruginosa, C/T [MIC50/90, 1/4 μg/mL; 91,5% suscetível (S)], foi o antimicrobiano testado com maior atividade seguido do meropenem (MIC50/90, 1/ > 16 μg/mL; 63,3% S), P/T (MIC50/90, 8/ > 64 μg/mL; 67,2% I - Suscetível, maior exposição). A suscetibilidade do C/T oscilou entre 87,9% e 96,3% no período de 5 anos, com a maior suscetibilidade relatada no ano de 2020. Comparamos isolados resistentes a P/T (N=169); observou-se uma suscetibilidade de 76,3% C/T e 36,1% do meropenem. Ao avaliar a amostra resistente ao meropenem (N=110) a suscetibilidade nessa população foi de 70,0% para C/T e 22,7% para P/T (I - Suscetível, maior exposição). Entre os isolados resistentes a ambos os fármacos (N=85), a suscetibilidade para o C/T de 62,4%.

Conclusão

O Ceftolozane-Tazobactam foi o beta-lactamico mais ativo in vitro testado contra P. aeruginosa mesmo entre as cepas resistentes a meropenem e P/T. C/T manteve a suscetibilidade à Pseudomonas aeruginosa no Brasil ao longo dos 5 anos de estudo. O C/T pode representar uma boa opção para o tratamento empírico em casos de infecção do trato respiratório.

Ag. Financiadora: Funding for this study has been provide by MSD.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools