Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE – IRASOR-42
Open Access
AVALIAÇÃO CLÍNICA, EPIDEMIOLÓGICA E MICROBIOLÓGICA DAS INFECÇÕES DA CORRENTE SANGUÍNEA (ICS) EM PACIENTES COM COVID-19 INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)
Visits
882
Amanda F.G. Takenaka, Thaís Guimarães, Augusto Yamaguti, João S. Mendonça, Cibele Levefre Fonseca, Cristiano de Melo Gamba, Daniela de Sá Pareskevopoluos, Elaine Irineu Fernanda, Sandra Barrio, Priscila Koba Kodato
Hospital do Servidor Público Estadual, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A COVID-19 é uma doença grave que pode necessitar de internação em UTI e por isso, os pacientes possuem maior risco de desenvolver infecções relacionadas à assistência à saúde. Existem poucos dados no Brasil sobre a epidemiologia das ICS em pacientes com COVID-19 internados em UTI.

Objetivo

Descrever a epidemiologia, a microbiologia e o desfecho clínico dos pacientes com COVID-19 que desenvolveram ICS internados nas UTIs.

Método

Estudo retrospectivo, observacional, realizado no período de Mar/20-Jul/21. Foram incluídos pacientes adultos, que apresentaram ICS (critérios ANVISA) e diagnóstico confirmado de COVID-19. Analisamos todos os casos de ICS notificados pela CCIH através de busca de prontuários para análise de: sexo, idade, data internação, data da 1ª hemocultura positiva, realização de hemodiálise, micro-organismos identificados, perfil de resistência, mortalidade em 14 dias, cálculo do Escore de Bacteremia de Pitt (PBS) e realizada análise uni e multivariada para mortalidade.

Resultados

Analisamos 174 episódios de ICS, sendo 92 (52,9%) do sexo masculino com média de idade de 64,3 anos. O tempo médio para positividade da hemocultura foi de 13 dias. O PBS variou de 0 a 14 pontos, com média de 7 e mediana de 8 pontos. No total, 158/174 (90,8%) dos casos apresentavam PBS ≥ 4 com pontuação do estado mental ajustada com escala de RASS e 125/174 (71,8%) dos casos apresentavam PBS ≥ 4 sem a pontuação do estado mental. Hemodiálise esteve presente em 89/174 (51,1%) dos casos. A distribuição dos patógenos demonstrou 21% de espécies de Pseudomonas sp (63% de R a carbapenêmico), 16% de Enterococcus sp (7,1% de R a vancomicina), 16% de Candida sp e 16% de Klebsiella pneumoniae (92% de R a carbapenêmico). A mortalidade em 14 dias foi de 49,4% e o PBS ≥ 4 foi o único fator de risco independente para a mortalidade.

Conclusão

As ICS ocorreram em pacientes masculinos, idosos, graves e submetidos a hemodiálise. Os agentes etiológicos isolados foram Pseudomonas sp, Enterococcus sp, Candida sp e Klebsiella pneumoniae. A mortalidade em 14 dias foi alta e o PBS ≥ 4 pode ajudar a estimar a mortalidade. O encontro destes patógenos reflete uma mudança na epidemiologia das ICS em UTIs com a COVID-19, pois houve um aumento de patógenos do trato gastrointestinal. Conhecer a epidemiologia local das infecções na COVID-19, faz-se necessário e urgente para guiar a terapia empírica, minimizar os riscos de desenvolvimento de infecções secundárias e melhorar as práticas de controle de infecção.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools