Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
ÁREA: ANTIMICROBIANOSPI 001
Full text access
AVALIAÇÃO DO TESTE IMUNOCROMATÁTICO CARBA 5 NG PARA IDENTIFICAÇÃO RÁPIDA DE CARBAPENEMASES EM ISOLADOS CLÍNICOS DE PSEUDOMONAS SP
Visits
1201
Jailton Lobo da Costa Lima, Mizia Karla de Carvalho Martins Costa de Freitas, Viviane Mendes Nunes, Vera Lucia Do Nascimento Bezerra, Alex Mauricio Garcia Santos, Martha Maria Romeiro Figueirôa Ferreira Fonseca, Renata Vieira, Amanda de Almeida Fernandes, Francisco Montenegro de Melo
Unimed Recife, Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

Pseudomonas sp. é um gênero bacteriano caracterizado como bacilos gram-negativos oportunistas, cuja principal espécie é Pseudomonas aeruginosa. Atualmente as infecções por este microrganismo tem gerado grande preocupação devido ao desenvolvimento de cepas multidroga resistentes (MDR) e extensivamente droga resistentes (XDR), limitando as opções terapêuticas disponíveis, principalmente pela produção das enzimas carbapenemases. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi realizar a detecção das enzimas (NDM, VIM, IMP e KPC) em isolados clínicos de Pseudomonas sp. resistentes aos carbapenêmicos oriundos de pacientes internados num hospital terciário de Recife-PE.

Métodos

Foram analisados 32 isolados clínicos de Pseudomonas sp. resistentes aos carbapenêmicos, cuja identificação se deu através do maldi tof MS Bruker e o teste de sensibilidade foi realizado através do Phoenix BD. Estes isolados foram submetidos ao teste imunocromatográfico Carba 5 NG. Um teste rápido para a detecção de carbapenemases (KPC, OXA, VIM, IMP e NDM) através das colônias bacterianas de cultura. Os testes foram realizados seguindo as recomendações do fabricante.

Resultados

Dos 32 isolados analisados, 31 foram identificados como P. aeruginosa, e um isolado foi identificado como Pseudomonas stutzeri. Entre os isolados de P. aeruginosa, a maioria foram provenientes do trato respiratório, 22 amostras, sendo 18 de aspirado traqueal, três de lavado bronco alveolar e uma de escarro. O isolado de P. stutzeri foi proveniente de amostra de aspirado traqueal. Os principais setores de internamento dos pacientes infectados por estas bactérias foram as enfermarias e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), respectivamente. Em relação aos mecanismos de resistência detectados nestes isolados, entre os 31 isolados de P. aeruginosa, 12 foram positivos para a enzima KPC, nove positivos para VIM e 10 não apresentaram nenhuma das enzimas pesquisadas. Enquanto isso, o isolado de P. stutzeri foi positivo para enzima IMP.

Conclusão

Embora o teste Carba 5 NG apresente 100% de sensibilidade e especificidade para detecção de carbapenemases nas Enterobacteriales, poucos estudos avaliaram a eficácia deste teste em Pseudomonas sp. A detecção rápida destas enzimas nesses isolados é de fundamental importância para direcionar a terapia antimicrobiana adequada, bem como para traçar medidas para interromper a cadeia de disseminação destes microrganismos portadores de mecanismos de resistência.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools