Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: INFECTOLOGIA CLÍNICAOR-31
Open Access
AVALIAÇÃO INFLAMATÓRIA E PARASITOLÓGICA DA TERAPIA COM TERACURMINA EM CAMUNDONGOS INFECTADOS PELA CEPA COLOMBIANA DO TRYPANOSOMA CRUZI
Visits
874
Vitória Louise Teixeira e Silva, Débora Nonato Miranda de Toledo, Washington Martins Pontes, Tatiana Prata Menezes, Luiza Oliveira Perucci, Bianca Alves Almeida Machado, Kelerson Mauro de Castro Pinto, André Talvani
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A teracurmina é uma formulação de nanopartículas derivada da curcumina. Por apresentar propriedades anti-inflamatórias, este composto bioativo é proposto como mitigador de quadros patológicos pós-inflamação exacerbada. O Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, induz intensa resposta inflamatória em mamíferos, ocasionando disfunções em células e tecidos de distintos órgãos como coração, cólon e sistema nervoso central.

Objetivo

Avaliar os efeitos da teracurmina sobre a resposta inflamatória e parasitológica em 32 camundongos Swiss machos infectados pela cepa Colombiana do T. cruzi.

Método

Os animais foram tratados com 30 mg/kg de teracurmina, via gavagem, por 30 dias, sendo os dados de parasitemia coletados diariamente. No 30° dia pós-infecção os camundongos foram eutanasiados e coletou-se o coração, baço, fígado, tecido adiposo epididimal e gastrocnêmio para análise histológica, além de 1ml de sangue para dosagens de TNF, IL-6, IL- 10, IL-15, CCL2 e CK.

Resultados

Os animais infectados e submetidos à terapia com teracurmina apresentaram redução na parasitemia e nas concentrações da IL-15 (tecidos cardíaco e esquelético) e da CCL2 (tecido cardíaco). Houve aumento da massa esplênica com a infecção, mas não houve alterações na massa do coração e do fígado após infecção e/ou terapia com teracurmina nos 30 dias de investigação. Não foram observadas diferenças nas concentrações de CK, no perfil de infiltrado inflamatório e no índice de sobrevivência dos camundongos infectados sob terapia ou não com a teracurmina.

Conclusão

Conclui-se que a teracurmina atua regulando a produção de IL-15 e CCL2 teciduais e controlando a replicação parasitária na circulação.

Ag. Financiadora: CAPES.

Nr. Processo: 4487110520.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools