Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES ESPECÍFICOS PARA SARS-COV-2 ENTRE PESSOAS VIVENDO COM HIV E CONTROLES SADIOS
Visits
289
Mariana Amelia Monteiroa,
Corresponding author
mari.monteiro@usp.br

Corresponding author.
, Juliana Ruiz Fernandesa, Thalyta Nery Carvalho Pintoa, Bruna Tiaki Tiyoa, Victor Angelo Folgosia, George Gonçalves Souzaa, Ana Paula Rocha Veigaa, Maurício Domingues Ferreirab, Jorge Simão do Rosário Casseba
a Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
b Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) infecta principalmente linfócitos T CD4+, e pode levar à uma maior dificuldade na construção da imunidade específica contra o SARS-CoV-2. Os anticorpos contra SARS-CoV-2 são essenciais para uma resposta neutralizante adequada frente à infecção pelo vírus. O objetivo foi comparar os níveis de anticorpos neutralizantes de PVHA com indivíduos sadios.

Métodos

As amostras foram coletadas da coorte acompanhada no ambulatório de HIV ADEE3002 da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os critérios de inclusão para a escolha das amostras, foram indivíduos não vacinados, sendo amostras dentro do intervalo de dezembro de 2019 a abril de 2021, positivas para IgG específico contra SARS-CoV-2, rastreadas utilizando um ELISA interno padronizado e confirmadas por imunoensaio de quimioluminescência (CLIA). A dosagem dos anticorpos neutralizantes foi realizada através do kit SARS-CoV-2 Neutralizing Antibody ELISA(Invitrogen). A análise dos dados foi feita através do software GraphPad Prism®. A significância estatística foi estabelecida com p < 0.05.

Resultados

Quarenta amostras de PVHA foram testadas para produção de anticorpos neutralizantes, onde 34 foram positivas para anticorpos neutralizantes, e seis negativas. Desta coorte, 30% eram mulheres e 70% eram homens, com média de idade de 57 anos. Já no grupo sadio foram testadas 24 amostras para anticorpos neutralizantes. A coorte foi composta de 50% homens e 50% de mulheres, com média de idade de 49 anos. A porcentagem de anticorpos neutralizantes do grupo PVHA se mostrou significativamente menor quando comparada com o grupo controle sadio (p = 0.009). Apesar dos anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2 serem essenciais para uma resposta neutralizante adequada às PVHA mesmo apresentando diminuição importante na produção destas moléculas, não apresentaram doença mais grave.

Palavras-chave:
PVHA SARS-CoV-2 Anticorpos Neutralizantes
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools