Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-088
Open Access
DESCRIÇÃO DA ADESÃO A HIGIENE DE MÃOS POR AUDITORIA DIRETA E CONSUMO DE ÁLCOOL-GEL EM UM HOSPITAL PRIVADO EM SÃO PAULO
Visits
846
Maiza Monteiro, Glória Selegatto, Fernanda R.B. de Luca, Nataly Tiago Santos, Cristhieni Rodrigues, Jefferson Sales de Sousa, Silvia Renata Rezek Juliana, Cacilda Cardoso, Gabriela dos Santos Mantovani
Hospital Santa Paula, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A auditoria da higiene das mãos (HM) por meio de observação direta é considerada o “padrão-ouro” para avaliação da adesão e da técnica correta, fazendo parte da estratégia multimodal da Organização Mundial de Saúde (OMS). A proposta de que a coleta de dados seja realizada por equipe multidisciplinar, integradas ao time de HM, devidamente treinados e de forma cegada, apresenta a vantagem de neutralizar o viés de adesão ocasionado pela presença do avaliador (efeito Hawthorne).

Objetivo

Avaliar a adesão a higiene de mãos no hospital por momento, por setor e por profissional envolvido. Avaliar o consumo de solução alcoólica por setor do hospital.

Método

O serviço apresenta um time multidisciplinar de higiene de mãos (enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas), distribuídos em todas as unidades do hospital (enfermarias, unidade de terapia intensiva, pronto socorro e centro cirúrgico), nos três turnos de plantão (aproximadamente 70 colaboradores), capacitados sobre a importância da ação e da metodologia de coleta. A coleta do dado de adesão a HM é realizada por 30 dias a cada três meses, avaliando os 5 momentos e a categoria profissional. O consumo de solução alcóolica é coletado mensalmente e estratificado por unidade. Os dados são tabulados e compartilhados com todas as lideranças para que planos de ação sejam continuamente revisados e discutidos com todas as equipes envolvidas.

Resultados

Durante o período de 3 meses obtivemos avaliação de 18246 oportunidades de HM. A adesão geral ficou em 65%: 61, 69 e 65% em cada mês. A adesão por momento foi de 62% no Momento 1, 66% no Momento 2, 73% no Momento 3, 75% no Momento 4 e 55% no Momento 5. A Adesão por profissional de saúde foi de 78% nos enfermeiros, 71% nos técnicos de enfermagem, 63% na fisioterapia, 62% nos médicos, 25% na equipe de higiene, 37% na equipe de laboratório e 38% em outros profissionais. O consumo de álcool gel foi sempre acima da meta (80 mL/paciente.dia) em todos os setores: 96 mL/paciente.dia em 2021 e 85 mL/paciente.dia nos 3 primeiros meses de 2022.

Conclusão

A composição de um time multidisciplinar de HM, com avaliação da taxa de adesão adequada e programada por períodos, otimiza tempo e proporciona uma interpretação mais assertiva dos achados com criação de planos de ação mais efetivos e direcionados. A análise isolada do consumo de solução alcóolica, apesar de uma técnica de fácil mensuração, não reflete uma boa adesão aos 5 momentos da HM.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools