Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
OR-02
Open Access
DESCRIÇÃO DO PERFIL DE USUÁRIOS DA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV EM SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA
Visits
913
Maiky Carneiro Silva Prata, Vanessa Ribeiro Romão, Adriano Lourenço da Silva, Alexandre Cesar Araujo, Viviane Briese Bernardini, Elaine Miranda S. Belo Rocha, William Cristoffer de Souza, Alexandre Yamaçake, Maria Claudia Vilela, Rejane Gonçalves Calixto
Centro de Referência em IST, HIV/Aids de Diadema, Diadema, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Esta estratégia se mostrou eficaz em todo o mundo. No estado de São Paulo, após a introdução desta estratégia como política de saúde pública em 2017, no primeiro ano, houve redução 11,7% do número de casos novos de HIV. Em Diadema, os primeiros casos de uso de PREP ocorreram em meados de 2018, com ampliação e efetivação da oferta a partir de agosto de 2019.

Objetivo

Descrever o perfil de usuários da PREP no município de Diadema.

Método

Dados compilados do período de agosto de 2019 até abril de 2022, analisados segundo: identidade de gênero, orientação sexual, escolaridade, cor, status de seguimento e faixa etária. A obtenção, organização e tabulação dos dados foram realizadas utilizando-se o programa computacional Microsoft Excel 97.

Resultados

Foram admitidos 137 no período, destes 7,3% de mulheres cis, 90,5% homens cis, 2,23% de mulheres trans e travestis. A maioria dos pacientes se encontra na faixa etária de 20 a 29 anos (49%), em segundo de 30 a 39 (30%); no que se refere a orientação sexual 6,5% declararam-se bissexual, 9,5% heterossexual e 84% homossexual. Quanto a raça/cor 43% se auto referiram brancos, 56,2% pretos/pardos e 0,7% amarelos. Com relação a escolaridade 51% possuem educação superior completa/incompleta e 41,6% ensino médio completo. Avaliando o status de seguimento no período, 14,6% abandono/faltas, 83,9% mantem seguimento regular, 0,73% optou por outro método de prevenção e 0,73% transferência para outro serviço.

Conclusão

Chama atenção que diferente dos dados encontrados no estado de forma geral, em Diadema a maioria dos atendidos é preto/pardo. Evidencia-se que mantém uma estratégia procurada por pessoas de maior escolaridade, em consonância com dados de outros estudos. Embora a política nacional do uso da PREP tenha o seguimento de pessoas trans e travestis entre o público alvo, em Diadema mostra a baixa procura desta estratégia por esta população, o que evidenciou a necessidade de investimento em políticas públicas de saúde para ampliar o acesso destes, repercutindo na inauguração do ambulatório de saúde integral da população de travestis e transexuais, que entre outras demandas, visa também garantir o aumento da oferta e adesão a PREP.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools