Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
PI 004
Full text access
DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE VANCOMICINA E GENTAMICINA ISOLADOS OU COMBINADOS EM PMMA PARA INIBIR A FORMAÇÃO DE BIOFILME DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS E SUAS IMPLICAÇÕES
Visits
1940
Felipe Francisco Bondan Tuon, Marco Pedroni, Victoria Ribeiro, Leticia Dantas, Juliette Cielinski, João Telles, Ana Andrade, Paula Suss, Jamil Soni
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

O cimento ósseo de polimetilmetacrilato (PMMA) suplementado com antibióticos pode ser aplicado no tratamento de infecções; no entanto, o PMMA facilita a formação de biofilme bacteriano. Este estudo teve como objetivo avaliar diferentes concentrações de PMMA carregado com vancomicina e/ou gentamicina contra a formação de biofilme de Staphylococcus aureus.

Métodos

PMMA carregado com diferentes concentrações de vancomicina (1, 2 e 4 g) e gentamicina (500 mg) e produção de biofilme de S. aureus ATCC 25923, análise quantitativa de células sésseis e planctônicas, SEM, LIVE / DEAD® Ensaio de viabilidade de biofilme, Fourier - espectroscopia infravermelha (FTIR) e checkerboard. A análise estatística foi realizada por um teste não paramétrico de Mann Whitney e apresentou um intervalo interquartil de 25% a 75% (IQR). A diferença em UFC/ mL foi significativa quando p < 0,05.

Resultados

Todos os PMMA carregados apresentaram redução no número de UFC (p < 0,05). O PMMA carregado com vancomicina foi insuficiente para inibir o crescimento das células sésseis. O PMMA carregado com gentamicina inibe o crescimento de células sésseis, independente da concentração de vancomicina (p < 0,05). O ensaio de viabilidade do biofilme confirmou os resultados do teste microbiológico de células sésseis, mas a vancomicina 4g + gentamicina 500mg apresentou melhor resultado. Os espectros de FTIR não mostraram diferenças significativas entre PMMA bruto e PMMA carregado com antibiótico. Nesta cepa de S. aureus, o checkerboard de vancomicina e gentamicina mostrou sinergismo.

Conclusão

Os efeitos sobre a aderência e o desenvolvimento bacteriano em PMMA carregado com vancomicina e gentamicina foram observados principalmente no grupo que utilizou as concentrações de vancomicina 4g + gentamicina 500mg. O efeito sinérgico da vancomicina e gentamicina também pode ser aplicado com cimento arregado com antibiótico.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools