Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 011
Full text access
DISPENSAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Visits
1441
Davi Abreu Carvalho Mothé, Maria Luiza Scardua Pereira, Sarah Santos Gonçalves, Kênia Valéria dos Santos
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução/Objetivo

A pandemia por COVID-19 suscitou a importância do cuidado com a propagação da resistência antimicrobiana, sendo uma possível responsável por um aumento da dispensação de antimicrobianos, ou, associada ao distanciamento social, um fator para diminuição do uso dessa classe de fármacos. Desse modo, avaliar possíveis alterações causadas pela pandemia na dispensação de antimicrobianos nos hospitais referência para casos de COVID-19 pode revelar o impacto na dispensação e como ela pode influenciar no perfil de susceptibilidade de microrganismos aos antimicrobianos. Portanto, o objetivo do trabalho é descrever o padrão de dispensação de antimicrobianos em um hospital público, no norte do Espírito Santo, antes e durante a pandemia por COVID-19.

Métodos

Trata-se de um estudo ecológico descritivo que inclui os dados dos anos de 2018, 2019 e 2020 sobre a dispensação de antimicrobianos do hospital citado. Os dados foram organizados separando-os por meses, em planilhas no Excel (Microsoft® 360) para a análise descritiva. Para comparação das variáveis pesquisadas foi realizado teste de normalidade e, conforme resultado, feitos testes paramétricos ou não paramétricos para amostras pareadas por meio do software GraphPad Prism© (versão 9.0.2, San Diego CA). Foram gerados gráficos representando a dispensação total de antimicrobianos, e também para alguns fármacos mais relevantes no hospital.

Resultados

Feito a comparação entre os 3 anos, observou-se, de maneira geral, a diminuição na dispensação de antimicrobianos no hospital em 2020 em relação aos anos anteriores, destacando-se a diminuição de ampicilina (p = 0,0024), claritromicina (p = 0,0005), amoxicilina/clavulanato (p = 0,0003), cefepima (p = 0,0039), oxacilina (p = 0,0322), ceftriaxona (p = 0,0240) e vancomicina (p = 0,0066), comparando o ano de 2019 com 2020. Entretanto, o uso de antimicrobianos para o tratamento de pneumonias comunitárias e hospitalares como azitromicina (p = 0,0005) e piperacilina+Tazobactam (p = 0,0187) aumentaram comparando o ano de 2018 e 2020.

Conclusão

Durante o primeiro ano da pandemia por COVID-19 (2020) houve um declínio da dispensação de antimicrobianos no hospital de referência para COVID-19 no norte do ES. Porém, observamos aumento na dispensação de alguns antimicrobianos para o tratamento de pneumonias comunitárias e hospitalares.

Apoio

ICEPi - SESA - Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da UFES.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools