Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
ÁREA: MICROBIOLOGIAOR-11
Open Access
DISSEMINAÇÃO AMBIENTAL DE RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS ATRAVÉS DOS AGLOMERADOS SUBNORMAIS
Visits
961
Nazareno Scaccia, Joyce da Silva Fonseca, Lucas A. Moyses Franco, Gabrielly Lacerda Aragão, Maria Tereza Pepe Razzolini, Anna Sara Levin, Ester Cedeira Sabino, Silvia Figueiredo Costa
Instituto de Medicina Tropical, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A resistência aos antibióticos é considerada uma ameaça global à saúde humana e, sua disseminação ambiental é bem reconhecida. Os aglomerados subnormais, comumente conhecidos como “favelas”, podem ser reservatórios de bactérias resistentes a antibióticos (ARB) e genes de resistência (ARGs).

Objetivo

Este estudo visa i) explorar a ocorrência de ARB, ARGs e resíduos de antibióticos e, ii) caracterizar a estrutura da comunidade bacteriana do riacho que recebe a descarga de esgoto não tratado de uma favela no Brasil.

Método

As amostras de água da “Comunidade de São Remo” (São Paulo) que foram coletadas (n = 7) durante o verão (2021) foram analisadas por métodos de cultura e moleculares. Os isolados bacterianos foram identificados, rastreados quanto à presença de ARGs (blaKPC, blaNDM, blaSPM, blaIMP, blaVIM, blaOXA-23 and blaOXA-48) e testados quanto à suscetibilidade a antibióticos β-lactâmicos, cefalosporinas de terceira geração e carbapenêmicos. Além disso, o DNA total da comunidade bacteriana (TC-DNA) das amostras de águas foram extraídos, pesquisados quanto à presença de ARGs e, encaminhadas para análise de microbioma.

Resultados

De um total de 67 isolados, um grupo de 33 cepas foram positivas para a presença dos genes blaKPC (18,8%) e blaVIM (24,6%) e, foram identificados como pertencentes aos gêneros Aeromonas, Chryseobacterium, Elizabethkingia, Comamonas, Citrobacter, Escherichia, Pseudomonas, Enterobacter, Klebsiella, Kluyvera e Serratia. As espécies bacterianas destes gêneros mostraram resistência à cefotaxima (CTX,73%), amoxicilina (AML, 70%), aztreonam (ATM, 54,5%) e ertapenem (ERT, 51,5%). As amostras de TC-DNA evidenciaram a presença dos ARGs blaKPC e blaVIM enquanto, o gene blaNDM foi observado só em 4 amostras. Os filos Firmicutes (25-33%), Bacteroidota (25-32%), Proteobacteria (22-31%) e Campylobacterota (4-10%) foram os mais predominantes das comunidades bacterianas das amostras de água. Para uma melhor caracterização dos ABR obtidos, estão em andamento testes de produção de carbapenemase e análise de sequenciamento do genoma completo. Além disso, a detecção de resíduos de antibióticos nessas amostras de água também está sendo analisada.

Conclusão

Até o momento, a principal conclusão desta pesquisa é que o esgoto não tratado dos assentamentos irregulares pode impactar a propagação de resistência microbiana. Medidas de intervenção nessas localidades são urgentemente necessárias para limitar a exposição humana à ARB e ARGs.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools