Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-183
Open Access
DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES DE AGENTES DE CANDIDEMIA EM HOSPITAIS DA AMÉRICA LATINA: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE. RESULTADOS PRELIMINARES
Visits
684
Camila Marçon, Beatriz A. Soares Pereira, Rinaldo Poncio Mendes, Vania dos S.N. Nogueira
Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A candidemia é uma causa crescente de infecção da corrente sanguínea em hospitais terciários, onde são admitidos pacientes imunossuprimidos ou que dependem de ventilação assistida, nos quais é frequente o uso de antifúngicos, alimentação parenteral e cateteres.

Objetivo

Comparar a prevalência de agentes de candidemia em pacientes hospitalizados na América Latina.

Método

A revisão sistemática foi conduzida de acordo com a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI) para avaliação de prevalência e incidência em pacientes com candidemia admitidos em hospitais da América Latina. As estratégias de busca foram realizadas nas plataformas da Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e EMBASE e os artigos foram avaliados em pares, de forma independente. Os resultados serão apresentados como média e intervalo de confiança 95%. A análise estatística foi realizada utilizando-se o software Stata 17.

Resultados

Após remoção de duplicatas, a busca resultou em 8.072 trabalhos, 122 dos quais foram selecionados para leitura na íntegra e, por fim, 70 foram incluídos para a revisão sistemática, com a análise de 12.892 isolados. A prevalência de Candida albicans foi de 39% [37% - 41%], a de C. parapsilosis 24% [22% - 26%], a de C, tropicalis 18% [16% - 20%] e a de C. glabrata 5% [5% - 6%]. O isolamento simultâneo de mais de uma espécie foi observado em apenas 21 casos.

Conclusão

Os resultados preliminares revelam que a C. albicans é o agente mais prevalente de candidemia em pacientes da América Latina e que, entre as espécies não-C. albicans predomina a C. parapsilosis.

Financiamento

Número de registro PROSPERO: CRD2020209566.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools