Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-219
Open Access
DOENÇA PNEUMOCÓCICA INVASIVA ASSOCIADA A RESISTÊNCIA À CEFTRIAXONA
Visits
1001
Ludmilla Guilarducci Laureano, Kristen Guilarducci Laureano, Alice Leite Mesquita, Fernando Oliveira Mateus, Cláudia Borges Rodrigues Teixeira, Ana Carolina Lemes David
Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Goiânia, GO, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O Streptococcus pneumoniae continua sendo a principal etiologia da pneumonia adquirida na comunidade (PAC), otite média e doença pneumocócica invasiva (DPI). O uso indiscriminado dos antimicrobianos seleciona cepas resistentes e piora o cenário das DPIs, justificando a monitorização do perfil epidemiológico, que também é influenciado pelas vacinas da atualidade.

Objetivo

Descrever caso de pneumonia causada por pneumococo resistente. Ressaltar o uso racional dos antibióticos. Destacar a importância da vacinação.

Método

GTMR, 3 anos. Vacinação completa pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Internada na UTI Pediátrica do Hospital de Doenças Tropicais - GO, em 2022, apresentando quadro grave de PAC, com extenso derrame pleural à esquerda, relato de uso irregular de amoxicilina nas últimas semanas. Realizou drenagem torácica nas primeiras 24 horas, e após 7 dias de amoxicilina + clavulanato, não apresentou a melhora clínica esperada. Com análise do líquido pleural, S. pneumoniae com perfil de resistência para ceftriaxona e penicilina, e susceptibilidade para vancomicina, foi ajustado o esquema para 21 dias da combinação adequada.

Resultados

Operfil de resistência do pneumococo às penicilinas está relacionado ao sítio da amostra isolada, Meningite versus Não Meningite, e classe do antibiótico, Penicilina e Ceftriaxona. Os betalactâmicos atuam inibindo as proteínas de ligação à penicilina (PBP), inibindo a síntese da parede celular da bactéria sensível. O S. pneumoniae torna-se resistente por ação cromossomial, podendo receber pressão por uso de antibióticos irregulares. O SIREVA (Sistema Regional de Vacinas) é um programa de vigilância que disponibiliza informações sobre a distribuição do S. pneumoniae resistente. Em 2020, foram relatadas 355 cepas, sendo 10,7% casos de Pneumonia, 28,7% de Meningite, 58,6% Sepse e 2% outros. Em 2007, a OMS recomendou a inclusão da Vacina Pneumocócica Conjugada (VPC) em todos os PNI. Em estudo observacional retrospectivo, realizado na América Latina, no período de 2006 - 2017, o SIREVA foi capaz de confirmar o efeito positivo da VCP em sorotipos causadores de doença invasiva, reforçando a importância da vigilância como estratégia.

Conclusão

As VPC repercutem na incidência de DPI, como também na colonização nasofaríngea, que é importante para a eliminação do portador assintomático. As taxas de susceptibilidade aos antibióticos são importantes para a normatização do tratamento empírico e construção de medidas para a saúde pública.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools