Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-155
Open Access
ENCONTRO DAS LIGAS ACADÊMICAS DE INFECTOLOGIA
Visits
825
Irene Walter de Freitas, Claudia Figueiredo Mello, Carolina Toniolo, Anna Christina Nunes D. Ambrosio, Ricardo Helbert Bammann
Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O IIERibas é um Hospital de Ensino de administração direta da Secretaria Estadual da Saúde e, por conseguinte, não tem nenhuma Liga Acadêmica. Desde 2015, no entanto, o IIERibas organiza o “Encontro das Ligas de Infectologia”, iniciativa de uma residente e da Coordenação da COREME na época, hoje conduzida pelo setor de Internato Médico. O evento conta desde o início com o apoio da Sociedade Paulista de Infectologia.

Objetivo

Descrever e avaliar esta experiência educacional no seu formato virtual do período pós-pandemia (GoogleMeet) em comparação ao registro histórico das reuniões presenciais pré-pandemia.

Método

A divulgação dos Encontros é feita por email e por mídias sociais, sendo a inscrição dos interessados gratuita (www.emilioribas.org/encontro-de-ligas), porém obrigatória. Cada Encontro com cerca de 90 minutos consiste num Relato de Caso Clínico na área de Infectologia apresentado pelos próprios acadêmicos, devidamente orientados pelo professor assistente da respectiva Liga. A discussão dos temas inerentes ao caso envolve médicos assistentes do IIERibas e os professores das outras Ligas participantes.

Resultados

Desde a sua criação, já aconteceram 49 Encontros da “liga das Ligas” (como é carinhosamente apelidada), sendo 35 presenciais (interrompidos pela pandemia) e 14 virtuais de outubro de 2020 a abril de 2022. O número de participantes nos encontros presenciais variou de 54 a 136 (mediana de 72,3), enquanto a mediana nos virtuais foi mais que o dobro: 156,5 (entre 85 e 208). Estes números correspondem a mais de 15 Ligas de Infectologia participantes (e alguns visitantes independentes), das quais 12 foram responsáveis pelas apresentações dos Casos Clínicos (rodízio definido no início do ano letivo). Além de mais alunos, outro ganho do modelo virtual foi possibilitar a participação de Ligas Acadêmicas do interior de SP e, mais recentemente, de outros estados: PR, MG e PE. Algumas intempéries relacionadas à transmissão pela internet são as únicas críticas reincidentes apontadas no feedback do evento.

Conclusão

As Ligas Acadêmicas são atividade extracurricular de extensão universitária que despertam, dentre outros, o interesse dos futuros médicos por determinada especialidade - no caso, a Infectologia. O expressivo alcance (facilitado pela tecnologia online) destes Encontros reforça a vocação e a responsabilidade do IIERibas neste contexto, motivando-nos a continuar com esta iniciativa que carrega um potencial de abrangência ainda maior – estejam todos convidados a participar!

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools