Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
AO 19
Full text access
ENDOCARDITE INFECCIOSA: ANÁLISE DE UMA COORTE DE PACIENTES EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO RIO DE JANEIRO
Visits
1435
Paula Hesselberg Damascoa, Luiza Silva de Sousab, Victor Edgar Fiestas Solórzanoc, Júlio César Delgado Correald, Nicollas Garcia Rodriguesb, Ana Clara Mecenas Siebrae, Pablo Moura Lopese, Angelo Antunes Salgadoe, Bruno Reznik Wajsbrote, Henrique Madureira da Rocha Coutinhoe, Alfredo de Souza Bomfime, Joaquim Henrique de Souza Aguiar Coutinhoe, Paulo Vieira Damascoe
a Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
b Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
c Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
d Rede Casa- Hospital Rio Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Endocardite infecciosa (EI) é uma enfermidade rara, com alta morbidade e letalidade. A lesão anatômica básica da patologia é a vegetação no endocárdio valvar. Por apresentar manejo clínico-cirúrgico complexo, preconiza-se uma equipe multiprofissional, visando melhorar o prognóstico. Apesar dos avanços epidemiológicos de EI em sociedades internacionais, ainda são escassos os estudos de coortes de EI no país, o que dificulta a criação de um guia de diagnóstico e tratamento nas sociedades brasileiras.

Objetivos

Apresentar aspectos epidemiológicos, etiológicos e clínicos de pacientes com EI associados ao desfecho final da internação hospitalar de uma coorte do time de EI em um hospital universitário (HU) do Rio de Janeiro (RJ).

Metodologia

Estudo observacional, prospectivo, de 2009 a 2021, coorte de 119 pacientes em um HU. O projeto foi desenvolvido num hospital de 600 leitos no RJ. As análises estatísticas foram realizadas no Software Stata 15.0 (StataCorp LP; College Station, TX, USA). A regressão de Poisson foi usada para estimar as tendências temporais na incidência e mortalidade de EI. A análise de sobrevivência foi realizada usando o método Kaplan-Meier e as curvas foram comparadas usando o teste de log-rank.

Resultados

Foram incluídos nesta análise 113 casos de EI, excluindo-se 6 pacientes. No período de estudo, foram admitidos 146.828 pacientes no HU. A média de idade entre o grupo alta hospitalar e óbito foi 39 e 62 anos, respectivamente. A cardiopatia congênita se relacionou com o desfecho de alta hospitalar em 18% desta coorte (p = 0.02). Os pacientes com idade ≥ 60 anos (RR = 2.1; IC 95% 1.1-4.1), doença renal crônica (RR = 2.2; IC 95% 1.2-3.9) e bacteremia positiva para Enterococcus spp. (RR = 2.1; IC 95% 1.1-3.8) tiveram maior risco de mortalidade no estudo. A análise de sobrevivência demonstrou que a mortalidade em 30 dias foi menor nos pacientes com tratamento cirúrgico (p = 0.03). Evidenciamos uma tendência de redução da taxa de mortalidade da coorte, sendo de 6.0 por 1.000 pessoas-ano em 2010 para 3.6 por 1.000 pessoas-ano em 2020.

Conclusão

A incidência de EI foi de 7,75 casos para cada 100.00 internações e a letalidade de 45,1%. Os pacientes com idade ≥ 60 anos, doença renal crônica e bacteremia positiva para Enterococcus spp. tiveram maior risco de mortalidade. Observamos uma tendência de queda na taxa de mortalidade anual por EI desde o início do projeto.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools