Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 181
Full text access
FLUCONAZOL E PRÓPOLIS CO-ENCAPSULADOS EM NANOPARTÍCULAS MUCOADESIVAS PARA O TRATAMENTO DA CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
Visits
1550
Jacqueline Teixeira da Silvaa, Paulo Henrique Dantasa, Adelaide Fernandes Costaa, Liliana Borges de Menezesa, Suzana Ferreira Alvesb, Flavio Pellegrinic, Andre Correa Amarala
a Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
b Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Goiânia, GO, Brasil
c Citrinitras, Goiânia, GO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção causada por fungos do gênero Candida spp, especialmente da espécie C. albicans e têm sido um desafio devido ao aumento da incidência de espécies não-albicans, o que tem levado ao aparecimento de casos de resistência aos antifúngicos, demonstrando assim a importância de novas abordagens no tratamento desta micose.

Método

Nanopartículas mucoadesivas contendo fluconazol e própolis verde foram preparadas pela técnica de gelificação iônica, caracterizadas por tamanho, índice de polidispersão (PDI), potencial Zeta e Microscopia Eletrônica. A eficiência de encapsulação foi avaliada utilizando técnicas de espectrofotometria UV e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e a eficácia in vitro avaliada por testes de liberação e suscetibilidade dos compostos. Os ensaios de toxicidade realizados por hemólise e modelo Galleria mellonella possibilitaram o teste de modelo in vivo (n = 5) utilizando camundongos BALB/c.

Resultados

Foram obtidas nanopartículas com tamanho de 316,5 ± 14,7nm, PDI 0,391, potencial Zeta 37,4 positivo. Foram alcançadas nanopartículas encapsulando 38,3% de Fluconazol e 45,6% de própolis verde. A união de Própolis verde e Fluconazol promoveu efeito sinérgico fungistático para o fungo C. albicans ATCC 10231 em liberação de 12% dos compostos na nanopartícula em até 72 horas. Os testes de segurança realizados por testes de toxicidade e ensaio in vivo demonstraram resultados eficazes para o sistema nanoformulado, demonstrando uma redução de carga fúngica em 50% em comparação ao controle positivo, aumento no fluxo de neutrófilos na submucosa e eliminação de processos de toxicidade, que antes eram encontrados no composto livre.

Conclusão

A utilização de um modelo biocompatível, com resultados satisfatórios em testes de eficácia levam a acreditar que o método é seguro e apresenta efeitos adversos menores ou inexistentes. Este pode servir como um modelo terapêutico eficaz para tratamentos de CVV, no entanto, como perspectivas futuras são necessários novos ensaios para avaliar os aspectos imunomoduladores promovidos pela própolis e pelas nanopartículas poliméricas.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools