Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-184
Open Access
IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DE PERFUROCORTANTES COM DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Visits
729
Daniela Vieira Escudero, Dayana Souza Fram, Henrique Cesar Bezerra Araújo, Luciana Oliveira Matias, Diogo Boldim Ferreira, Claudia Silva Santos, Wanderson Eduardo Coelho, Celina Mayumi Morita Saito, Marcia Baruzzi, Eduardo A. Medeiros
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O acidente ocupacional com material perfurocortante é um problema grave devido ao risco de exposição dos profissionais da área da saúde (PAS) à patógenos como HIV, vírus da hepatite B e C, entre outros. A implantação de medidas de prevenção à estas exposições é de extrema importância e envolve a implementação de um programa de prevenção de acidentes efetivo que inclui várias ações, entre elas a implantação de perfurocortantes com dispositivo de segurança que pode promover redução significativa de acidentes, como já verificado na instituição estudada, com diminuição de 91,48% (p = 0,001) das exposições percutâneas após a implantação de lancetas com retração automática da agulha para realização de glicemia capilar entre os anos de 2009 à 2011.

Objetivo

Avaliar o impacto da implementação de materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança, na redução de acidentes ocupacionais entre PAS.

Método

Trata-se de um estudo antes e depois que analisou as notificações de acidente ocupacional com material biológico de um hospital de ensino de São Paulo, no primeiro semestre de 2019 (previamente a implantação de cateteres agulhados e cateteres sobre agulha com dispositivos de segurança) e no primeiro semestre de 2020 (pós implantação dos cateteres citados), de acordo com Plano de Prevenção de Acidente com Material Perfurocortante da instituição. Foi realizada uma análise descritiva dos casos, aplicou-se o Teste de t de Student e foi atribuído como nível de significância p < 0,05.

Resultados

Na fase pré-implantação foram notificados 116 acidentes ocupacionais e na fase pós implantação foram 72 acidentes, evidenciando uma redução significativa de 62,1% (p = 0,02). Em relação aos procedimentos invasivos relacionados ao acidente, houve uma redução de 47,8 % dos acidentes ocorridos durante punção venosa/arterial para coleta de sangue (23 acidentes em 2019 e 11 em 2020). A diminuição também pôde ser verificada quando avaliamos acidentes ocasionados por agulha com lumen no período estudado, 87 em 2019 e 44 em 2020, queda de 50,6%.

Conclusão

Foi possível identificar que houve impacto positivo após a implementação de dispositivos de segurança como medida preventiva de acidentes com materiais perfurocortantes, porém outras estratégias devem ser associadas para promover um ambiente mais seguro aos profissionais.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools