Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-086
Open Access
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA "PACIENTE NO CENTRO DO CUIDADO" NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO CATETER DE LONGA DURAÇÃO
Visits
756
Fernanda R.B. de Luca, Gloria Selegatto, Maiza Monteiro, Nataly Tiago Santos, Cristhieni Rodrigues, Irismar de Melo Lima, Daniela Amorim Rocha, Marisa Luciana Pregun
Hospital Santa Paula, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

As abordagens centradas nas pessoas, como as decisões compartilhadas e o apoio ao autocuidado, podem melhorar uma série de fatores, como a experiência vivida pelo paciente, a qualidade do cuidado e os resultados de saúde.

A inclusão do paciente na avaliação dos momentos de higienização de mãos durante a manipulação de cateter pode uma estratégia utilizada pela equipe de controle de infecção para estimular adesão às boas práticas e consequentemente prevenir infecções dentro do serviço de saúde.

Objetivo

Avaliar o desempenho da implantação do projeto “Paciente no Centro o Cuidado” na prevenção de infecção associada a cateter de longa permanência através dos itens: adesão do paciente ao programa; avaliações de momentos de higiene de mãos dos profissionais de saúde e; resultados na prevenção de infecções relacionadas a dispositivos.

Método

Todos os pacientes em uso de cateter totalmente implantável ou em pacientes com passagem de PICC na internação recebem a visita da enfermeira da SCIH ou são abordados pela enfermeira do grupo de terapia intravenosa (TIV). Eles são convidados a participar do projeto que consiste em avaliação dos seguintes pontos realizado pelos profissionais de saúde no cuidado do cateter: higiene de mãos antes de tocar o cateter; fricção do conector com swab de álcool; inspeção do curativo 1x ao dia; proteção do curativo durante o banho; auto avaliação do curativo (“curativo limpo, seco e sem sangue?”).

Resultados

Após 45 dias de implantação do programa foram avaliados 35 pacientes que observaram 55 manipulações de cateteres. Foram 37 PICCs e 18 cateteres totalmente implantados. A adesão a HM antes de manipular o cateter foi de 98%, a desinfecção do conector aconteceu em 96% das vezes, a análise diária do curativo foi feita em 96% das vezes e a proteção do curativo no banho ocorreu em 93% das observações. Em todas as auto avaliações os pacientes classificaram o aspecto do curativo como adequado.

Nenhum dos pacientes incluídos evoluiu com infecção de corrente sanguínea ou Hemocultura positiva no período de internação e 11 pacientes foram a óbito.

Conclusão

O uso avaliação de cuidados ao cateter pelo próprio paciente é uma ferramenta adequada como mecanismo de observação das medidas de prevenção e parece ser efetiva como método de prevenção de infecção ao fazer com que o próprio paciente saiba como deve ser o cuidado adequado do cateter.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools