Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-106
Open Access
INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA POR SAPROCHAETE CAPITATA EM PACIENTE ESPLENECTOMIZADO: RELATO DE CASO
Visits
1324
Maielly Afonso R. Machado, Aercio Sebastião Borges, Marcelo Simão Ferreira, Gabryella Londina R. Lima, Tomaz Aquino Moreira
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

O Saprochaete Capitata, anteriormente chamado Geotrichum capitatum, é uma causa rara de infecção fúngica invasiva com alta letalidade em pacientes imunocomprometidos. Levedura rara e de diagnóstico desafiador está sendo cada vez mais relatada na literatura científica.

Objetivo

Descrever um caso clínico de um paciente esplenectomizado com sepse pelo Saprochaete capitata.

Método

Homem,70 anos, procedente de Abadia dos Dourados-MG, apresentou em dezembro de 2020 queixas de hemorragia digestiva baixa secundária ao uso de anticoagulação por infarto agudo do miocárdio em 2020. Evoluiu com choque hipovolêmico refratário grau IV, sendo submetido a colectomia total associada à esplenectomia. Em março de 2022, reinterna por Acidente Vascular Cerebral isquêmico, permanecendo restrito ao leito até que em abril, retorna ao HC-UFU com sepse de provável foco pulmonar necessitando Intubação Orotraqueal (IOT). Evoluiu com choque refratário, apesar de antibioticoterapia de amplo espectro, com crescimento de leveduras nas hemoculturas, iniciado anidalofungina empírica sem resposta, posteriormente foram identificadas como Saprochaete capitata. Paciente progrediu com piora e óbito uma semana após admissão.

Conclusão

As pneumonias causadas por fungos, pela sua incidência e morbidade, são uma das infecções mais graves no paciente imunossuprimido, sendo fonte de disseminação sistêmica. Chamamos a atenção para esse agente como causa de fungemia em imunocomprometidos, pela dificuldade diagnóstica e alta letalidade.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools