Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-138
Open Access
INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS NA ANTIBIOTICOPROFILAXIA EM PACIENTES CIRÚRGICOS
Visits
838
Raphael Bruno Rocha Tolentino, Bruna Bergmann Santos, Paulo Henrique da Cunha Oliveira, Carla Simone Fernandes Monteiro da Silva
Hospital Santa Paula, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico, que ocorrem no pós-operatório em cerca de 3 a 20% dos procedimentos realizados, com impacto significativo na morbidade e mortalidade do paciente. Dessa forma a antibioticoprofilaxia está inserida em um conjunto de medidas com o objetivo em reduzir a incidência da ISC. A diminuição da carga bacteriana na ferida operatória é um alvo da antibioticoprofilaxia. Cita-se como exemplo, a redução em até 50% com a antibioticoprofilaxia no perioperatório. O farmacêutico clínico detém amplo conhecimento acerca da farmacologia das drogas, incluindo os antimicrobianos utilizados no combate a infecções diversas, este profissional, contribue para o uso consciente e adequado dos antimicrobianos.

Objetivo

Descrever as intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico na antibioticoprofilaxia em pacientes cirúrgicos em um hospital privado do estado de São Paulo.

Método

Trata-se de um estudo com abordagem do tipo relato de experiência. O farmacêutico realiza auditoria da prescrição médica do paciente pós-cirúrgico, verifica tempo de início da cirurgia e tempo de início da antibioticoprofilaxia, se a prescrição estiver com indicação adequada, dose adequada e tempo de tratamento adequado não é necessário realizar intervenção. Porém, quando um ou mais destes três parâmetros não estiverem adequados, o farmacêutico realiza a intervenção. Foram incluídas as intervenções farmacêuticas na antibioticoprofilaxia em pacientes cirúrgicos, do período de janeiro a dezembro de 2021.

Resultados

No ano de 2021 foram realizadas 642 intervenções farmacêuticas. Destas intervenções, 67,13% foram de suspensão; 19,31% de ajuste da posologia; 13,40% de introdução do antibiótico e 0,16% outros. A média de aceitação das intervenções farmacêuticas foram de aproximadamente 61%. Uma das estratégias para prevenção de infecções do sítio cirúrgico é a utilização de antimicrobianos profiláticos, contudo, a eficácia desta prática está relacionada também com a escolha certa, o momento certo e a duração certa, e todas essas variáveis podem ser realizadas com afinco pelo farmacêutico, aumentando a segurança do paciente e reduzindo custos hospitalares.

Conclusão

Em virtude dos aspectos mencionados, pode-se obter a importância da atuação do farmacêutico clínico e a certeza de novos estudos envolvendo antimicrobianos na profilaxia cirúrgica no que tange criação de protocolos clínicos e desenvolvimento de estratégias educacionais.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools