Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-137
Open Access
MANEJO DE INFECÇÃO DE CORRENTE SANGUÍNEA POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DE METALOBETALACTAMASE DO TIPO NDM (NEW DELHI METALOBETALACTAMASE) E RESISTENTE A POLIMIXINA
Visits
1363
Samylla Costa de Moura, Rafael Correa Barros, Luisa Akie Yamauchi Reyes, Daniel Litardi Castorino Pereira, Pedro Saliba e Borges, Marli Sasaki, Augusto Yamaguti, Thaís Guimarães, Durval Alex Gomes e Costa, Alexandre Inacio Cruz de Paula
Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

As Metalobetalactamases NDM foram identificadas pela primeira vez em 2009 em cepas de Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli isoladas de um paciente sueco hospitalizado em New Delhi (Índia). São bactérias de difícil tratamento, principalmente quando existe resistência associada à polimixina.

Objetivo

Registar um caso de sucesso de tratamento de infecção de grave por Klebsiella pneumoniae produtora de NDM e resistente à Polimixina utilizando Ceftazidima-Avibactam (CAZAVI) associada ao Aztreonam.

Resultados

Paciente sexo feminino, 66 anos, em terapia renal substitutiva há dois anos por nefropatia diabética e hipertensiva e abuso de AINE. Histórico de tratamento de duas endocardites infecciosas, com última terminada duas semanas antes da internação. Em diálise por cateter semi-implantável. Durante sessão de hemodiálise, foi encaminhada ao pronto atendimento do Hospital do Servidor Público Estadual devido quadro de bacteremia associada a confusão mental. Na admissão do PS, paciente se encontrava em regular estado geral, acianótica, anictérica e afebril, vigil, desorientada em tempo e espaço. Sinais vitais: PA 247/117 mmHg, FC 66 bpm, SatO2 91%, FR 18 ipm. Não apresentava sinais de má perfusão. Leucograma com 20130 leucócitos (83% segmentados e 2% bastões) e PCR 24,5. Foi internada e iniciada antibioticoterapia com Ciprofloxacino intravenoso em monoterapia. Hemoculturas coletadas na admissão mostraram crescimento de Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenêmicos, com positividade em 14 horas no acesso venoso central e de 22 horas, do sangue periférico. Teste imunocromatográfico positivo metalobetalactamase NDM, além de polimixina resistente. Teste de sinergismo positivo entre ceftazidima/avibactam e aztreonam, através de ácido clavulâmico positivo. Fez diagnóstico de espondilodiscite em L4-L5 e novo ecocardiograma veio negativo para vegetações. Iniciada associação CAZAVI com aztreonam, com dose ajustada para função renal. Evoluiu com melhora clínica e laboratorial nas seguintes 48h. Apresentou culturas de controle negativas 5 dias após introdução dos antimicrobianos. Realizou 42 dias de tratamento com cura completa da espondilodiscite e melhora clínica.

Conclusão

O CAZAVI não é inicialmente definido para tratamento de metalobetalactamases mas a associação com aztreonam, quando sinergismo possível, em infecções com possibilidades terapêuticas reduzidas deve ser utilizada.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools