Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 248
Full text access
MICOBACTERIOSE ATÍPICA RELACIONADA AO USO DE CPAP
Visits
1283
Allan Henrique Cordeiro da Silvaa, Clóvis Arns da Cunhaa, Nubia Leilane Barth Schierlinga, Maicon Ramos Pintoa, Carolina Monteiro Camposa, Ana Luisa Garcia Giamberardinob
a Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba, PR, Brasil
b Hospital Universitário Cajuru (HUC), Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Mycobacterium gordonae é uma micobactéria oportunista, que pode causar infecções principalmente em hospedeiros imunocomprometidos. Casos de infecções relacionadas com M. gordonae em hospedeiros imunocompetentes são raras 1,2,3. Dispositivos respiratórios, como o CPAP, são veículos potenciais para a transmissão de organismos infecciosos ao trato respiratório. 1 Caso: AP, masculino, 71 anos, é atendido no PA de hospital terciário com quadro de dor em hipocôndrio e flanco direito com evolução de 1 semana, associada a astenia, inapetência e náuseas. Comorbidades: hipertesão, dislipidemia, depressão e apneia em uso de CPAP. Tomografia de abdome evidenciou imagem nodular hipodensa com centro necrótico, localizada no segmento VII, sugestivo para abscesso hepático, medindo 84 x 78 x 51 mm. Foi iniciado tratamento empírico com Ceftriaxona e Metronidazol por 7 dias sem melhora, sendo posteriormente escalonado para Tazocin com tratamento de 11 dias. Sem resposta a terapia instituída, foi então associado 8 dias de tratamento com Micafungina e enfim melhora do quadro clínico. O paciente foi recebeu alta com 30 dias de tratamento com Levofloxacino, Fluconazol e Metronidazol ambulatorialmente. Após 3 meses do quadro, paciente foi admitido novamente com retorno do quadro de dor em hipocôndrio direito. Devido a refratariedade, foi realizado nova tomografia e drenagem do abscesso com envio do líquido para a cultura, sendo esta positiva para Mycobacterium gordonae. Hemograma evidenciou leucócitos de 1930 com neutrófilos de 49%. Foi iniciado terapia para Mycobacterium gordonae com Rifampicina, Etambutol e Levofloxacino. Apresentou boa resposta clínica e posteriormente recebeu alta e realizou seguimento ambulatorial do tratamento.

Comentários

As micobactérias atípicas são capazes de multiplicar-se mesmo em condições de escassez nutricional, temperaturas extremas e pH baixo. Também possuem a capacidade de formar biofilme como um mecanismo de sobrevivência, características que favorecem o desenvolvimento da infecção principalmente em pacientes imunocomprometidos 4,5. Encontramos na literatura um relato de caso associando o uso de CPAP e pneumonia pelo Mycobacterium gordonae.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools