Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-018
Open Access
NOCARDIOSE EM PACIENTES IMUNOSSUPRESSOS POR HIV: UMA SÉRIE DE CASOS
Visits
956
Andressa Noal, Adriana Neis Stamm, Izabele Linhares Cavalcante, Frederico Cunha Abbott, Igor Souza Bernadotti, Pedro Moreno Fonseca, Jaysa Pizzi, Julia Somenzi Villa, Greici Taiane Gunzel, André Luiz Machado Silva
Hospital Nossa Senhora da Conceição, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Nocardiose é causada por um actinomiceto que normalmente afeta imunocomprometidos. Pode ser localizada ou disseminada. Apesar do HIV cursar com depleção da imunidade a coinfecção HIV-Nocardia foi relatada em poucos casos, de 0,2 a 2% dos pacientes.

Objetivo

Documentar condição pouco prevalente e com diagnostico desafiador.

Resultados

Caso 1: Paciente masculino, quadro de confusão mental e bradipsiquismo. Diagnostico de HIV neste contexto com CD4:5. Identificado múltiplas lesões nodulares intra-axiais, supra e infratentoriais, com edema vasogênico em ressonância de crânio. Identificada em punch de pele Nocardia sp e iniciado tratamento com Sulfametoxazol+trimetropim, Imipenem e Amicacina com melhora clínica e radiológica importante. Caso 2:Paciente masculino, interna por dispneia, inapetência e confusão mental. Realizou tomografia de tórax que evidenciou derrame pleural no lobo inferior direito. Ainda, faz o diagnóstico de HIV, com CD4 90. Drenado conteúdo pleural com identificação Nocardia sp. em cultura. Iniciado tratamento com sulfametoxazol/trimetoprima. Paciente acabou evoluindo com insuficiência respiratória e posterior óbito. Caso 3:Paciente feminina, HIV com CD4:168, interna com relato de síncopes, tonturas e febre. Realizada hemocultura que identificou Nocardia sp. Não identificadas lesões em outros sítios. Realizada associação de Meropenem, Amicacina e Sulfametoxazol/trimetoprima por 3 semanas e continuidade com Sulfametoxazol+trimetoprima. Paciente evoluiu com melhora sintomática, sem novos picos febris.

Conclusão

O diagnóstico de nocardiose é desafiador devido diversidade de apresentação clínica e dificuldade no isolamento microbiológico. As manifestações clínicas envolvem pulmão, sistema nervoso central, pele e doença disseminada - infecção em dois ou mais sítios. A confirmação diagnóstica necessita de cultura de material biológico com identificação de Nocardia sp. O Sulfametoxazol/trimetoprim é a terapia de primeira linha, contudo existe variabilidade de resistência, sendo recomendada cobertura empírica com 2 ou 3 agentes em doença disseminada, pulmonar extensa ou envolvimento do SNC. Amicacina, imipenem, meropenem, cefalosporinas de 3ª geração, linezolida, tigeciclina e dapsona são opções. A monoterapia é recomendada para pacientes com infecção pulmonar leve/moderada e para formas cutâneas em imunocompetentes. Recomenda-se tratamento de 3-6 meses para imunocompetentes, até 1 ano em pacientes imunocomprometidos ou com envolvimento de SNC, de acordo com a resposta clínica.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools