Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-144
Open Access
NOCARDIOSE PULMONAR E DE SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM PACIENTE IMUNODEPRIMIDO
Visits
827
Vanessa Soares Almeida, Francis Sampaio de Assis, Jose Victor Bolotari Spadacio, Aline da Silva Gonzales, Paulo de Tarso Oliveira e Castro, Jose Carlos Ignácio Junior, Gabriela Gomes Silveira, Seila Israel do Prado, Luciana Souza Jorge
Santa Casa de Misericórdia de Barretos, Barretos, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A nocardiose é uma infecção bacteriana incomum causada por actinomicetos aeróbicos do gênero Nocardia. Ocorre principalmente em indivíduos imunossuprimidos e deve ser investigada quando se tem associação de manifestações respiratórias, cutâneas e neurológicas nesse grupo de pacientes. Possuem a capacidade de disseminar para qualquer órgão e tendem a recidivar ou progredir apesar da terapia apropriada.

Objetivo

Descrever caso de nocardiose pulmonar e sistema nervoso central em paciente HIV positivo.

Método

Relato de caso.

Resultados

R.J.D., masculino, 28 anos, procurou hospital terciário com quadro clínico de febre vespertina, tosse, fraqueza e perda ponderal há 2 meses, com evolução para queda do estado geral. Apresentava na admissão confusão mental, caquexia, taquipneia, dessaturação e posteriormente rebaixamento do nível de consciência. Realizado teste de HIV que resultou positivo, com CD4 de 7 células/mL e CV de 73.654 cópias/mL. TC de tórax com presença de nódulos difusos confluentes, cavitações em lobo superior direito e atelectasias, assim como linfonodomegalias hilares medindo até 1,5 cm e TC de crânio com presença de nódulos hipodensos em regiões nucleocapsular, lobo frontal e occipital à esquerda. Realizada punção liquórica para coleta de culturas gerais, CIE para fungos, TRM-TB e VDRL, todos negativos. Iniciado tratamento empírico para TB devido piora clínica, com posterior rebaixamento do nível de consciência, sendo solicitado RNM de encéfalo, com presença de lesões hiperintensas córtico-subcorticais no parênquima cerebral, cerebelar, ponte e núcleos da base a esquerda e hipersinal no esplênio do corpo caloso, sugestivo de criptococose. Iniciado investigação para rodococose e nocardiose com cultura de lavado traqueal positivo para Nocardia asiática. Afastada hipótese de criptococose após resultados de tinta da china e CIE para fungos no líquor negativos. Pelos achados de lesões atípicas em SNC e presença de Nocardia em lavado foi aventada a hipótese de nocardiose cerebral, não confirmada devido a contraindicação de biópsia de SNC, pela aparente melhora clínica com o tratamento instituído com Imipenem e Sulfametoxazol + Trimetropima. Paciente evolui a óbito apesar da otimização do tratamento específico.

Conclusão

A nocardiose deve ser suspeitada em qualquer paciente que apresente lesões cerebrais, de partes moles ou cutâneas e pulmonar concomitante ou recente, sendo importante diagnóstico diferencial em pacientes severamente imunodeprimidos com lesões pulmonares cavitadas.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools