Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-120
Open Access
PERFIL DE RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA E SEU IMPACTO NA MORTALIDADE EM PACIENTES COM COVID-19, EM SALVADOR-BAHIA
Visits
840
Giovanna Saboia Orrico, Fabianna Maranhão Bahia, Daniela Lessa, Indira Lobo, Livia Carolina Dourado, Euclimeire Neves, Tais Gonçalves, Maria Fernanda Souza, Thiago Cordeiro, Monaliza Rebouças
Hospital Espanhol, Salvador, BA, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A prevalência de bactérias multirresistentes aumentou substancialmente com a pandemia da COVID-19.

Objetivo

O objetivo desde estudo é descrever o perfil de sensibilidade das bactérias isoladas em um hospital de campanha de COVID-19 em Salvador, Bahia.

Método

Estudo de corte transversal, sendo avaliados os resultados de hemoculturas, uroculturas, culturas de aspirado traqueal e de ponta de cateter no período de maio 2020 a fevereiro 2022. Foram incluídos todas os pacientes que tiveram culturas positivas. Dados de sexo, idade, resultados de RT-PCR SARS-CoV-2, desfecho clínico e sensibilidade dos antimicrobianos foram coletados. Os dados foram analisados no SPSS (versão 20.0), através de estatística descritiva e inferencial. Foram considerados estatisticamente significantes os valores de p < 0,05.

Resultados

Foram incluídos 429 pacientes internados, com 680 culturas positivas. A média de idade foi de 62,5 ± 14,7 anos, com 50,6% do sexo masculino. A taxa de infecção por COVID-19 foi de 80% e a taxa de mortalidade geral foi de 63,4%. Os microorganismos mais frequentemente isoladas foram Klebsiella pneumoniae (19,8%), Acinetobacter sp (14,7%), Pseudomonas sp (10,8%), Candida sp (8,9%), SCON (7,8%), Enterococo sp (5,1%), S aureus (4,5%). As bactérias com perfil de maior resistência ao Meropenem foram o Acinetobacter sp, seguido do Proteus sp, Klebsiella sp e Pseudomonas sp (98%, 65,5%, 61,2% e 51,6% respectivamente). Os dados mostraram uma melhora do perfil de sensibilidade aos carbapenêmicos das Pseudomonas sp e Serratia sp, quando comparados entre a primeira, segunda e terceira ondas. Infecção por Acinetobacter sp foi mais frequente no ano de 2020, estando associado a uma mortalidade de 79,8%, quando resistente aos carbapenêmicos (p < 0,0001). Paciente com COVID-19 e infecção por gram negativos resistentes a carbapenêmicos apresentaram maior taxa de óbito (80,4%), p < 0,008.

Conclusão

Infecção por bactérias gram negativas resistentes a meropenem foi associado a uma elevada taxa de mortalidade na população com COVID-19. Com o melhor conhecimento da evolução da COVID-19, foi possível diminuir o uso de antibióticos indiscriminadamente, adotar medidas mais rigorosas de uso de equipamentos de proteção individual e lavagens de mãos, havendo uma melhora no perfil de sensibilidade ao longo dos 2 anos de pandemia.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools