Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-074
Open Access
PLANEJAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19 REALIZADOS PARA A COMUNIDADE INTERNA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) PELO CENTRO DE SAÚDE DA COMUNIDADE (CECOM)
Visits
729
Rose Clelia Grion Trevisane, Luciane da Silva Antunes, Maria Cristina Stolf, Leila Tassia Pagamicce, Edite Kazue Taninaga, Inajara de Cassia Guerreiro, Maria Helena Postal Pavan, Victor Leal de Almeida, Flavia Monfardini Gregatto
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

Em janeiro de 2021, quando o Governo do Estado de São Paulo lançou o plano Estadual de Imunização contra a COVID-19, o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) - órgão responsável pelo planejamento e execução das ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação da saúde, direcionadas à comunidade interna da Unicamp - elaborou o plano de operacionalização da vacinação contra COVID-19 na comunidade Unicamp e iniciou a vacinação em 19/01/2021.

Objetivo

Descrever as ações e estratégias executadas pelo CECOM para a operacionalização da vacinação contra COVID-19 na Unicamp e os resultados alcançados.

Método

Estudo descritivo, documental e transversal que incluiu o plano operacional de imunização e as informações extraídas do banco de dados da área de Tecnologia da Informação do CECOM referente à vacinação contra COVID-19 da comunidade Unicamp, no período de janeiro de 2021 até 31 de março de 2022.

Resultados

As primeiras doses foram aplicadas em 19 de janeiro de 2021 em trabalhadores da saúde da linha de frente, envolvidos diretamente na atenção/referência de casos suspeitos e confirmados para COVID-19. Na sequência, de acordo com as recomendações estaduais e municipais, o público-alvo foi ampliado, abrangendo outros grupos prioritários e posteriormente estendido para toda a comunidade Unicamp, incluindo funcionários, docentes e alunos. O plano de vacinação inicial foi sendo atualizado de acordo com as alterações dos planos de imunização federais, estaduais, em parceria com a Secretaria de Saúde de Campinas. A primeira vacina utilizada foi a Coronavac (Sinovac/Butantan), sendo posteriormente incluídas as vacinas Covishield (Astra-zeneca/Fiocruz), mRNA contra COVID-19 da Pfizer e recentemente a Janssen. Até 31/03/2022 foram aplicadas pelo CECOM, 22.357 doses, das quais 6.285 correspondem à primeira dose, 6.198 segunda dose, 9.868 primeira dose adicional e 6 segunda dose adicional. De acordo com informação do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão e da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp, até 28/04/2022 dos 8.752 servidores com vínculo UNICAMP e 37.820 alunos matriculados, a cobertura vacinal com pelo menos duas doses da vacina contra COVID-19 é de 95% e 81,69%, respectivamente.

Conclusão

Considerando que grande parte da comunidade Unicamp foi vacinada pelo CECOM, principalmente entre os servidores, o plano de imunização contra COVID-19 do CECOM/Unicamp teve uma relevante contribuição para a cobertura vacinal da população.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools