Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
OR-20
Open Access
PREDITORES DE PROTEÇÃO CONTRA INFECÇÃO POR SARS-COV-2 APÓS DUAS DOSES DE CORONAVAC EM UMA COORTE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Visits
918
Alessandra Luna-Muschi, Igor C. Borges, Elizabeth Faria, Lanuse G.N. Santos, Roseli E.B. Santos, Ester C. Sabino, Maria Cássia Mendes-Correa, Anna S. Levin, Silvia F. Costa
Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A elucidação dos preditores de proteção contra infecção pelo SARS-CoV-2 após a vacinação contra o mesmo pode auxiliar no controle da pandemia.

Objetivo

Identificar fatores de proteção contra infecção por SARS-CoV-2 após recebimento de duas doses de CoronaVac.

Método

Trata-se de uma coorte prospectiva de profissionais de saúde (PS) do HC-FMUSP vacinados com 2 doses da CoronaVac. O desfecho avaliado foi infecção pelo SARS-CoV-2 (confirmada por RT-PCR) desde 10 semanas após a segunda dose da vacina até pararem de trabalhar no HC-FMUSP ou até a data 08/03/2022. A infecção pelo SARS-CoV-2 foi verificada através dos registros do Centro de Atendimento ao Colaborador (CEAC) e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVE) do HCFMUSP e através de entrevistas aos participantes do estudo. Os PS foram submetidos a sorologia para o SARS-CoV-2 para detecção de IgG anti-S (Liaison®/DiaSorin). Fatores de proteção contra infecção pelo SARS-CoV-2 foram avaliados com modelos de regressão de Cox. Os participantes assinaram um TCLE antes de ingressarem no estudo e o projeto foi aprovado no CEP do HC-FMUSP.

Resultados

Entre a 2ª e a 3ª dose da vacina, 3.979 PS foram avaliados. A idade mediana foi 44 anos e 79% era do sexo feminino. Casos de COVID-19 antes da 1ª dose da vacina foram detectados em 18% dos participantes. Sorologia reagente (título ≥ 33,8) foi detectada em 90% dos participantes em um teste realizado 10 semanas após a 2ª dose da vacina e houve 247 (6%) casos de COVID-19 entre a coleta desta sorologia e o recebimento da 3ª dose da vacina. Fatores de proteção contra infecção pelo SARS-CoV-2 neste período foram: diagnóstico de COVID-19 antes da 1ª dose da vacina (adjHR = 0,35), sorologia reagente coletada 10 semanas após 2ª dose da vacina (adjHR = 0,50) e idade entre 50-70 anos (adjHR = 0,52). Após a 3ª dose da vacina, 1305 PS foram avaliados. Sorologia reagente foi detectada em 99,8% dos participantes em um teste realizado 8 semanas após a 3ª dose da vacina e houve 159 (12%) casos de COVID-19 entre a coleta desta sorologia e o término do seguimento. Fatores de proteção contra infecção pelo SARS-CoV-2 no período foram: diagnóstico de COVID-19 antes da 3ª dose da vacina (adjHR = 0,57) e altos títulos da sorologia coletada 8 semanas após a terceira dose da vacina (adjHR = 0,99).

Conclusão

Diagnóstico prévio de COVID-19 e altos títulos de IgG contra o SARS-CoV-2 8-10 semanas após a vacinação são fatores protetores de infecção pelo SARS-CoV-2 em PS vacinados com CoronaVac.

Ag. Financiadora: Instituto todos pela saúde.

Nr. Processo: C1864.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools