Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-079
Open Access
QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
Visits
794
Isabella G.O. Bomfim, Sigrid de Sousa Santos, Anamaria Alves Napoleão
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

As pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) têm uma maior expectativa de vida devido à eficácia da terapia antirretroviral (TARV), porém continuam enfrentando desafios sociais que afetam sua qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS).

Objetivo

Avaliar QVRS e seus fatores associados em PVHA em seguimento ambulatorial especializado do município de São Carlos, SP, Brasil.

Método

Trata-se de estudo transversal realizado no período de junho de 2018 a janeiro de 2019. Foi realizada coleta de dados que incluía características demográficas, clínicas, laboratoriais e aplicação de instrumento para avaliação da QVRS, como parte de projeto de avaliação de adesão à TARV. Foi utilizado o instrumento HAT-QoL que engloba nove domínios e escore geral, sendo específico e validado para PVHA. As características das PVHA foram comparadas ao escore adequado de QVRS (HAT-QoL ≥ 74%).

Resultados

Foram avaliados 220 participantes, com idade média de 43 anos, 58,2% sexo masculino, 50,4% cor branca, 41,4% ensino fundamental. A QVRS foi adequada em 50,5% dos participantes. Os domínios que pontuaram melhor qualidade de vida foram confiança no profissional (93,6%), questões relativas à medicação (82,7%) e satisfação com a vida (72,7%). Os domínios que pontuaram menor qualidade de vida foram preocupação com sigilo sobre a infecção (25,0%), preocupação financeira (31,8%) e atividades sexuais (40,5%). Os fatores associados à melhor qualidade de vida na análise multivariada foram: última carga viral indetectável (OR 5,09), ter fonte de renda (OR 3,0), idade por ano de vida (OR 1,03), sexo masculino (OR 1,98) e vida sexual ativa (OR 1,89).

Conclusão

Conclui-se que prover TARV garantindo supressão viral e fonte de renda foram os principais fatores associados a QVRS adequada. As PVHA com idade mais avançada, do sexo masculino e com vida sexual ativa também apresentaram melhor qualidade de vida.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools