Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 164
Full text access
SEPSE DE FOCO ABDOMINAL POR YOKENELLA REGENSBURGEI: RELATO DE CASO
Visits
1888
Nathália Ramos Bentoa, Magali Meirelles e Silvaa, Fabiola Fernandes dos Santos Castrob, Paulo Sérgio Gonçalves de Oliveira Batistab
a Hospital de Base do Distrito Federal (HB), Brasília, DF, Brasil
b Hospital do Coração do Brasil (HCBr), Brasília, DF, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

Yokenella regensburgei é uma bactéria bastonete gram-negativa, pertencente à família Enterobacteriaceae, que raramente causa infecções em humanos. Existem poucos relatos da identificação desse patógeno em processos infecciosos em todo o mundo, sobretudo no trato gastrointestinal.

Relato caso

Paciente M.J.F.S., sexo feminino, 76 anos, com quadro de astenia, hiporexia, náuseas e vômitos à mudança de decúbito com cerca de 2 semanas de evolução, além de episódios diarreicos de grande volume. Paciente permaneceu afebril durante toda evolução clínica. Apresentava múltiplas comorbidades prévias - HAS, asma, doença arterial coronariana com stent há 10 anos e insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida de 28%. Durante investigação clínica, realizada tomografia de abdome com contraste que evidenciou moderada distensão hidroaérea do cólon ascendente e transverso, sem evidências de fatores obstrutivos. Evoluiu com quadro de sepse e necessitou de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva. Coletado 4 pares de hemoculturas com detecção de Klebsiella oxytoca e Yokenella regensburgei em todas as amostras. Iniciado antibioticoterapia guiado com base em teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Paciente evoluiu com melhora clínica após tratamento.

Considerações

Infecções em humanos causadas por Yokenella regensburgei são raramente identificadas ao redor do mundo. Tal patógeno pode causar infecções graves, levando o paciente à quadros sépticos, e sua rápida identificação e tratamento direcionado são fundamentais para o sucesso terapêutico, assim como em qualquer microorganismo que comumente causam doenças em humanos.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools