Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-177
Open Access
SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE CAUSADA POR INFLUENZA E FATORES ASSOCIADOS AO ÓBITO EM IDOSOS NO BRASIL: ESTUDO POPULACIONAL
Visits
751
Thayna Martins Gonçalves, Karen Renata Nakamura Hiraki, Patrícia Mitsue Saruhashi Shimabukuro, Paulo Henrique Braz-Silva, Simone Giannecchini, Kelvin K.W. To, Dulce Aparecida Barbosa, Monica Taminato, Richarlisson Borges de Morais
Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A Influenza é caracterizada por infecção viral aguda, a qual pode levar a quadros graves e à morte, especialmente em populações de maior vulnerabilidade, como os idosos.

Objetivo

Analisar os casos registrados no Brasil, de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza, na população idosa, e investigar os fatores relacionados ao óbito por este agravo.

Método

Estudo transversal, populacional, realizado a partir de dados secundários do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP- Gripe). Foram analisados casos de todas as regiões do Brasil, com início na semana epidemiológica 8 de 2020 até a semana epidemiológica 4 de 2022. Critérios de inclusão: idosos a partir de 60 anos com diagnóstico de Influenza por RT-PCR, dada a elevada sensibilidade e especificidade do teste, e com evolução do caso (óbito sim, não) registrada.

Resultados

Foram identificados 3547 idosos com SRAG por Influenza, sendo 1185 casos com o desfecho óbito, registrando uma taxa de letalidade de 24,6%. A comorbidade mais prevalente foi a doença Cardiovascular (46,1%), seguida de Diabetes (26,6%). Dentre os idosos com o desfecho negativo do caso, 87,4% não estavam vacinados contra Influenza. Destacam-se como principais fatores de risco para óbito o uso de suporte ventilatório invasivo, internação em UTI, raça parda e dispneia (p < 0,001). Além disso, possuir doença neurológica crônica (p = 0,002), apresentar desconforto respiratório (p = 0,006) e saturação de O2 abaixo de 95% (p = 0,017), também foram consideradas fator de risco para o óbito. Destaca-se a identificação da variável vacina contra gripe, como protetora ao desfecho desfavorável, mostrando-se eficiente em prevenir o óbito em 72% dos casos estudados.

Conclusão

Este estudo possibilitou conhecer o perfil de idosos com SRAG por Influenza no Brasil, e identificou os fatores associados ao óbito nesta população. Além disso, evidencia-se a necessidade de estimular a adesão à vacinação entre a população idosa, a fim de prevenir casos graves e desfechos desfavoráveis relacionados à Influenza.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools