Journal Information
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S1.
(January 2022)
EP 087
Full text access
ÚLCERAS GENITAIS RECORRENTES EM PACIENTE PREVIAMENTE HÍGIDA: RELATO DE CASO
Visits
1599
Herbert José Fernandes, Rafaela Maria Saliba Ribeiro, Luísa Fernandes Ramos, Clara dos Reis Aguiar, Fernanda Sandrelly da Silva, Sâmia Silva Tanure, Luisa Paschoal Prudente, Gabriela Pacheco de Assis, Karolayne Joyce Oliveira
Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), Barbacena, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S1
More info
Introdução

A doença de Behçet é uma vasculite inflamatória sistêmica, de etiologia desconhecida, que se manifesta através de úlceras orais e genitais recorrentes e inflamações oculares podendo afetar todos os sistemas do corpo. É uma patologia rara, sem cura, de diagnóstico clínico difícil. Dentre os diagnósticos diferenciais, lesões provocadas pelo Herpesvirus (HSV) podem ser recorrentes e múltiplas e devem ser consideradas na abordagem clínica.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 44 anos, cabelereira, natural e residente de Dores de Campos-MG, evoluindo com queixa de lesões ulceradas recorrentes em genitália externa há aproximadamente 20 anos. Quadro clínico intercorria com corrimento vaginal brancacento e dispareunia. Referia inúmeros tratamentos para candidíase com fluconazol 150 mg/dia e para herpes simples com Aciclovir. Ao exame físico apresentava vesículas em região genital associada a linfadenomegalia inguinal. Optado por um novo curso terapêutico com Aciclovir 200 mg/dia. Após trinta dias a paciente retornou sem queixas e sem recorrência de novos episódios de úlceras genitais, tendo sido mantido o Aciclovir profilático. Após 4 meses, a paciente retorna com recorrência de úlceras genitais e com surgimento de úlceras orais, referindo que sintomas se iniciaram após quadro de estresse. Aventada hipótese de doença de Behçet e realizado o teste de patergia que foi positivo. Paciente iniciou terapia com Metotrexate e corticoterapia, evoluindo com regressão das lesões.

Comentários

A doença de Behçet é um distúrbio com variedade clínica ampla, sendo importante a sua correlação com diagnósticos diferenciais por se tratar de uma patologia rara. As manifestações clínicas se baseiam em úlceras orais e vaginais, lesões vasculares, além das lesões de pele, como acnes, pseudofoliculites e nódulos eritematosos. Paralelamente, a Herpes simples é uma infecção viral causada pelo HSV tipos 1 e 2, e manifesta-se com lesões vesiculares orofaciais, e lesões ulceradas na região genital. As infecções pelo HSV apresentam 80% de soropositividade na população adulta, sendo a infecção sexualmente transmissível mais prevalente no mundo. Quadro de lesões ulceradas recorrentes na região genital em uma paciente sexualmente ativa deve de fato levantar a hipótese diagnóstica de Herpes simples. No entanto, é necessário considerar diagnósticos diferenciais, principalmente quando curso clínico foge do padrão esperado, como apresentado no caso relatado.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools