Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CARACTERIZAÇÃO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICA DE CASOS DE INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA CAUSADAS POR ENTEROBACTERALES EM DOIS HOSPITAIS TERCIÁRIOS DE SALVADOR, BAHIA
Visits
296
Lorena Galvão de Araújoc,
Corresponding author
lorena_galvao@yahoo.com.br

Corresponding author.
, Adriele Pinheiro Bomfima, Matheus Sales Barbosaa, Jailton Azevedoa, Giulyana Evelyn Oliveira da Silva Cavalcantia, Edilane Gouveia Voss Boaventurac, Márcio de Oliveira Silvab, Maria Goreth Matos de Andrade Barberinob, Mitermayer Galvao Reisa, Joice Neves Reisa
a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil
b Hospital São Rafael, Salvador, BA, Brasil
c Hospital da Bahia, Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

As Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) causadas por Enterobacterales são eventos frequentes e relacionados à elevada morbimortalidade, principalmente quando causadas por isolados resistentes aos carbapenêmicos. No Brasil, o primeiro relato de Enterobacterales produtores de Carbapenemases (ERC) ocorreu em 2005, enquanto a detecção da carbapenemase do tipo KPC aconteceu pela primeira vez em 2009. A partir de então, outros relatos surgiram no país, mas para alguns estados brasileiros os dados ainda são escassos, como é o caso da Bahia. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever características epidemiológicas e clínicas de pacientes com ICS por Enterobacterales, identificando as principais espécies isoladas e seu perfil de sensibilidade antimicrobiana.

Métodos

Foi realizado um estudo do tipo corte transversal, sendo incluídos casos de ICS por Enterobacterales provenientes de dois hospitais terciários de Salvador-Bahia, entre 01/ 2016 e 12/2018. Dados epidemiológicos foram coletados através de revisão de prontuários e os isolados foram identificados com a tecnologia do MALDI-TOF® e pelo VITEK-2®. O perfil de sensibilidade antimicrobiana foi realizado através do sistema automatizado (VITEK-2®). Análises estatísticas descritivas e univariadas foram efetuadas através do programa Epi Info v 3.5.1.

Resultados

Foram identificados 252 casos de ICS, dos quais 14,3% dos isolados foram resistentes a carbapenêmicos. Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae foram as espécies mais frequentes, sendo todos (n=119) os isolados de E. coli sensíveis aos carbapenêmicos e à tigeciclina. A sensibilidade às cefalosporinas variou entre 72% e 76,6%. Entre os isolados de K. pneumoniae, a sensibilidade aos carbapenêmicos foi de 66,7–69,7% e a resistência à colistina foi identificada em 14 isolados. Resistência aos carbapenêmicos não foi identificada nas infecções da comunidade, enquanto 18,7% (n=26) dos isolados nas infecções relacionadas à assistência à saúde foram resistentes a estas drogas. A mortalidade geral foi de 37,3%, chegando a 75% no grupo de ICS por ERC.

Conclusões

Diante dos achados, conclui-se que as ICS causadas Enterobacterales apresentam elevada letalidade, sobretudo quando causadas por ERC, sendo a compreensão de sua epidemiologia fundamental para o estabelecimento de melhores estratégias terapêuticas e na adoção de medidas preventivas.

Palavras-chave:
Enterobacterales
Resistência antimicrobiana
Carbapenêmicos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools