Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
DOIS CASOS DE TUBERCULOSE TESTICULAR EM PACIENTES VIVENDO COM HIV
Visits
386
Luís Arthur Brasil Gadelha Farias
Corresponding author
luisarthurbrasilk@hotmail.com

Corresponding author.
, Liliane Nogueira Granjeiro, Bruno Pinheiro Aquino, Lauro Vieira Perdigão Neto, Roberto da Justa Pires Neto
Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A tuberculose geniturinária corresponde à segunda causa de tuberculose extrapulmonar em todo o mundo. A tuberculose que afeta os testículos (TTB) é rara e muitas vezes é clinicamente indistinguível de lesões como malignidade e infarto testicular. Objetivamos descrever dois casos de pacientes com TTB com HIV de Fortaleza-CE. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) (CAAE N° 57053722.5.0000.5044).

Descrição dos casos

Caso 1: Homem, 35 anos, procura o pronto-socorro (PS) com história de 2 meses de tosse, febre, perda de peso e aumento do testículo direito. Apresentava diagnóstico de HIV (CV 201.398 cópias/mm³ e LCD4+ 185/mm³, CD4/CD8 53,87). Ao exame, testículo direito era composto por extensa massa pétrea, de formato oval, medindo 5,0 × 6,0 cm. Optou-se por biópsia do testículo direito devido à alta suspeição de TTB, além de sinais de TB pulmonar confirmada com MTB-RIF do escarro. A biópsia testicular mostrou granulomas epitelióides contendo necrose caseosa e gigantócitos multinucleados do tipo Langhans. Iniciado quimioterapia anti-TB para bacilos ácido-resistentes, evoluindo com melhora dos sintomas pulmonares. Caso 2: Homem de 57 anos, com história conhecida de HIV (CV indetectável e LCD4+ 648/mm³, CD4/CD8 0,88) diagnosticado em 2019 e boa adesão à terapia antirretroviral (TARV), procurou PS, com queixa de nódulo progressivo indolor, de crescimento progressivo, aspecto eritematoso e supuração espontânea em região escrotal direita desde 2019. Ao exame físico notou-se nódulo não eritematoso, indolor, medindo 2,0 × 3,0 cm no testículo direito. Este nódulo era acompanhado por um trajeto fistuloso circundado por edema, sem supuração.A coloração de bacilos ácido-resistentes nas amostras de sêmen foi positiva. A cultura para micobactérias em Lowenstein-Jensen revelou Mycobacterium tuberculosis suscetível à rifampicina, isoniazida, estreptomicina e etambutol. Em seguida, iniciou-se o tratamento quimioterápico anti-TB padrão de acordo com as diretrizes atuais. Ambos os casos foram acompanhados por 6 meses, persistindo assintomáticos.

Comentários

Aqui, descrevemos dois casos únicos de TTB com quadro clínico diferente, bem como metodologia diagnósticas diferentes. Conforme exemplificado por nossos casos, a TTB pode se apresentar como uma variação de sinais e sintomas. TTB constitui diagnóstico diferencial de lesões nodulares e aumento testicular em imunossuprimidos.

Palavras-chave:
Tuberculose Tuberculose genitourinária Tuberculose testicular HIV/AIDS
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools