Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER (FT-IR) PARA SOROTIPAGEM DE ISOLADOS CLÍNICOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE: ESTUDO PILOTO
Visits
205
Luiza Souza Rodriguesc,
Corresponding author
luizabiomed@hotmail.com

Corresponding author.
, Christian de Alencar Siebrad, Damaris Krulc, Sthefany Nascimento da Luza, Sabrina da Conceição Barbosad, Thaís Muniz Vasconcelosc, Fábio de Araújo Mottab, Libera Maria Dalla Costac
a Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, PR, Brasil
b Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
c Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Curitiba, PR, Brasil
d Laboratório Central do Estado do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Infecções por Streptococcus pneumoniae estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo, sendo este o principal agente etiológico de pneumonia bacteriana em crianças. Considerando que os diferentes sorotipos possuem particularidades quanto à ocorrência, virulência e perfil de resistência aos antimicrobianos, com impacto no manejo da Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), conhecer a epidemiologia local torna-se fundamental. Este é um estudo piloto para validar a sorotipagem pneumocócica por tecnologia emergente, prospectando uma alternativa rápida e de fácil execução à técnica fenotípica clássica, reação de Quellung.

Métodos

Neste estudo piloto, foi criado um banco de dados com 48 isolados clínicos de Streptococcus pneumoniae (testados em triplicata, 144 espectros) de pacientes pediátricos com DPI atendidos em hospital pediátrico terciário no sul do Brasil entre 2016‒2022. Os isolados foram identificados por método proteômico (MALDI-TOF MS), testados pela reação de Quellung para determinação do sorotipo para que, então, a tipagem capsular baseada em espectroscopia FT-IR (IR-Biotyper, Bruker) fosse realizada. Os espectros adquiridos foram utilizados para análise de agrupamento hierárquico com a criação de dendrogramas e para treinar um modelo de rede neural artificial (ANN).

Resultados

Do total de S. pneumoniae, 62,5% foram isolados de sangue, 20,8% de líquor, 14,6% de líquido pleural e 2,1% de líquido ascítico; os quais contemplavam os sorotipos 3, 6C, 7C, 7F,9N, 10A, 15B, 16F, 18C, 19A, 22F, 23A, 23B e 33F, sendo 19A (45,8%) e 6C (18,8%) prevalentes. Os isolados clusterizaram de acordo com os sorotipos identificados pela reação de Quellung, porém, exceções foram observadas, provavelmente associadas ao baixo número de isolados representando tais sorotipos. A ANN apresentou acurácia de 100%, demonstrando potencial para prever sorotipos pneumocócicos desconhecidos.

Conclusão

O IR-Biotyper tem se mostrado uma ferramenta promissora para a identificação fenotípica dos sorotipos de S. pneumoniae, porém é necessário a obtenção de dados mais robustos por meio da ampliação do número de isolados dos diversos sorotipos. A validação desta tecnologia vai permitir o monitoramento dos sorotipos circulantes nos casos de DPI, contribuindo para um melhor entendimento de suas implicações clínicas e epidemiológicas, impactando positivamente o manejo dos pacientes e o estudo de eficácia das vacinas.

Palavras-chave:
Streptococcus pneumoniae
Doença pneumocócica sorotipos
IR-Biotyper pediatria
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools