Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES CAUSADAS POR KLEBSIELLA PNEUMONIAE PRODUTORA DE CARBAPENEMASE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM UBERABA/MG
Visits
232
Gustavo de Freitas Mendonça Gontijo
Corresponding author
d201820370@uftm.edu.br

Corresponding author.
, Fábio Henrique Soffiati Filho, Aline Dias Paiva, Isabela Sguilla Rotta, Wellington Francisco Rodrigues, Adriana Gonçalves de Oliveira
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A emergência de patógenos multirresistentes a antimicrobianos tem sido alertada por órgãos e instituições de saúde, constituindo uma grande ameaça e um problema de saúde pública mundial. Klebsiella Pneumoniae produtora de Carbapenemase (KPC) constitui atualmente um dos patógenos mais importantes como agentes etiológicos de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS). O presente trabalho teve como objetivo geral avaliar a incidência de infecções causadas por KPC em um hospital terciário universitário na cidade de Uberaba/Minas Gerais, entre os anos de 2015 e 2021.

Métodos

Os prontuários médicos de pacientes acometidos por infecções causadas por KPC, entre os anos de 2015 e 2021, foram avaliados. Os dados coletados foram organizados em tabelas, no programa Excel, sendo realizada uma análise quantitativa e qualitativa.

Resultados

Foram analisados 330 prontuários médicos, sendo 143 prontuários pertencentes a pacientes do sexo feminino (43,3%) e 187 a pacientes do sexo masculino (56,7%). A maioria dos pacientes foram identificados como brancos (n=164) e a mediana de idade foi de 61 anos (mínima de 16 anos e máxima de 95 anos). A maioria dos casos ocorreu em 2021 (57,58%; n=190), sendo observada elevada taxa de mortalidade entre os pacientes no período avaliado (47,88%; n=158). Em todos os casos, a infecção por KPC foi comprovada por meio do isolamento da bactéria, sendo realizado adicionalmente o teste de Hodge. KPC foi detectada principalmente em amostras de swab anal e/ou retal (n=307), além de fragmento de biópsia, secreção de dreno e sangue. Para os isolados de KPC com perfil de sensibilidade a antimicrobianos avaliado (n=98), a maioria (84,69%; n=83) apresentou resistência a 2 dos 3 carbapenêmicos testados (Imipinem, Meropenem e Ertapenem). Nove linhagens de KPC (9,18%) apresentaram resistência aos três carbapenêmicos avaliados e somente seis (6,12%) foram resistentes a somente um dos antimicrobianos.

Conclusões

Dentre os anos de 2015 a 2021, KPC constituiu um importante patógeno causador de infecções no hospital universitário avaliado. A elevada taxa de óbito entre os pacientes e a multirresistência dos isolados bacterianos reforçam a necessidade de uma rápida detecção laboratorial, assim como a implementação de medidas de prevenção e controle da disseminação desse patógeno, como as precauções de contato.

Palavras-chave:
KPC
Infecções multirresistentes
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools