Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PAPEL DO TESTE XPERT MTB/RIF ULTRA® NO DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE EXTRAPULMONAR EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DE SÃO PAULO
Visits
207
Ana Paula Freitas Bahia dos Santos
Corresponding author
anapaulafreitasb@gmail.com

Corresponding author.
, Cinara Silva Feliciano, Valdes Roberto Bollela
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

A tuberculose extrapulmonar (TBEP) compreende 15-20% dos casos de tuberculose no mundo, e seu diagnóstico é difícil devido ao seu caráter paucibacilar. O Xpert MTB/RIF Ultra®, um teste rápido molecular (TRM) disponibilizado para o diagnóstico da TB pulmonar (TBP), foi autorizado pelo Ministério da Saúde para avaliação de seu desempenho na TBEP, por possuir maior sensibilidade quando comparado à baciloscopia e disponibilização do resultado em período curto de tempo. O objetivo deste trabalho foi descrever a positividade do teste em amostras extrapulmonares, comparando tais resultados com a baciloscopia e o crescimento do M. tuberculosis na cultura automatizada em um Hospital Terciário.

Métodos

Análise de resultados de baciloscopias, cultura automatizada e dos prontuários dos pacientes com TRM com resultado “Positivo” ou “Traços” (considerados como resultados positivos para espécimes extrapulmonares pelos critérios adotados pelo Ministério da Saúde) em amostras não respiratórias, no ano de 2022, em um hospital terciário de São Paulo.

Resultados

Do total de 752 amostras não respiratórias submetidas ao TRM, 25 tiveram resultado considerado positivo, sendo os espécimes: biópsia de gânglio, fezes, líquido sinovial, secreção de ouvido médio, urina, líquido cefalorraquidiano, abscesso cervical, líquido pleural, biópsia pleural e biópsia de pele. Desses 25, 21 tinham diagnóstico de TBP concomitante e 8 apresentavam alguma imunossupressão (HIV ou uso de imunobiológico). 19 amostras foram liberadas com resultado “Positivo” e 6 como “Traços”. Das 19 amostras, 3 apresentaram baciloscopia positiva e 9 tiveram cultura com crescimento de M. tuberculosis. Dentre as 6 amostras com resultado “Traços”, em 1 a baciloscopia foi positiva e em 2 a cultura detectou crescimento.

Conclusão

Constata-se que houve maior número de diagnósticos de TBEP por meio do TRM quando comparado à baciloscopia e à cultura automatizada dentre as amostras incluídas. Isto pode ser justificado pela maior capacidade de detecção (maior sensibilidade) do TRM, o que o torna uma ferramenta com grande potencial para avaliação de amostras paucibacilares, superior à baciloscopia e cultura, sendo essa última atualmente o padrão-ouro para o diagnóstico da doença. Adicionalmente, a liberação rápida dos resultados impacta diretamente na instituição precoce do tratamento apropriado.

Palavras-chave:
Tuberculose extrapulmonar diagnóstico teste rápido molecular
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools