Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFORMANCE DO ANTÍGENO URINÁRIO DE HISTOPLASMA CAPSULATUM EM PACIENTES COM AIDS DE UM HOSPITAL DO NORDESTE DO BRASIL
Visits
250
Lisandra Serra Damascenoe,
Corresponding author
lisandra.damasceno@ufc.br

Corresponding author.
, Alessandro Comarú Pasqualottoc, Daiane Dalla Lanad, Jacó Ricarte Lima de Mesquitaa, Karene Ferreira Cavalcanteb, Terezinha do Menino Jesus Silva Leitãoe
a Hospital São José de Doenças Infecciosas, Fortaleza, CE, Brasil
b Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), Fortaleza, CE, Brasil
c Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
d Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil
e Universidade Federal do Ceará; Hospital São José de Doenças Infecciosas, Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivos

A Histoplasmose Disseminada (HD) é uma doença endêmica no Ceará, em pessoas que vivem com HIV/AIDS. A cultura, que é um método tempo-dependente, ainda é o padrão-ouro para o diagnóstico. Entretanto, o teste de Antígeno (Ag) urinário de H. capsulatum tem sido usado em diversos países da América Latina, com excelentes resultados. O objetivo deste estudo foi avaliar a performance do Ag urinário de H. capsulatum em pacientes com AIDS, internados no Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), em Fortaleza/Ceará, no período de 2020 – 2022. Métodos: Estudo caso-controle, onde o teste de Ag urinário de H. capsulatum (Immuno-Mycologics [YMMY], Norman, OK, USA), através de Ensaio Imunoenzimátio (ELISA) foi utilizado em pacientes com AIDS. Foram incluídos pacientes adultos (>18 anos), de ambos os sexos, internados com síndrome febril, e com algum sinal ou sintoma respiratório (tosse, dispneia) ou de trato gastrointestinal (diarreia, icterícia, hepatomegalia, esplenomegalia, aumento das transaminases), ou alteração laboratorial (hemograma ‒ bicitopenia ou pancitopenia; aumento da LDH, das transaminases ou da creatinina). Foram excluídos do estudo, pacientes com insuficiência renal anúrica ou aqueles em uso de anfotericina B por mais de 48 horas. A cultura do creme leucocitário ou medula óssea foi usada como método padrão-ouro para o diagnóstico.

Resultados

No período do estudo foram selecionados 148 pacientes. Um paciente foi excluído por apresentar IRA anúrica e outro por estar em uso de anfotericina B há mais de 48 horas. Logo, 146 pacientes realizaram o Ag urinário. No total, 43 (29,5%) pacientes tiveram o Ag urinário positivo; em 32 pacientes houve isolamento do fungo em cultura do creme leucocitário ou medula óssea. Quanto à performance do teste, observamos uma sensibilidade de 100%, especificidade de 90,3%, valor preditivo positivo de 74,4%, valor preditivo negativo 100%, acurácia de 92,5%, e índice kappa de 0,804. Houve um incremento no diagnóstico de 25,6% com o teste do Ag urinário. Não houve diagnóstico de outras infecções fúngicas invasivas nos pacientes que apresentaram teste positivo.

Conclusão

A performance do Ag urinário em pacientes com AIDS internados no HSJ foi consideravelmente melhor do que a cultura. Portanto, o Ag urinário é um teste mais rápido e menos invasivo para os pacientes com HD/AIDS, e, deve estar disponível para o diagnóstico precoce, dada a gravidade da doença.

Palavras-chave:
Histoplasma capsulatum
Antígeno urinário
Histoplasmose
HIV/AIDS
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools