Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PREVALÊNCIA DE SERINO E METALO CARBAPENEMASES EM ENTEROBACTERALES ISOLADAS DE ASPIRADO TRAQUEAL
Visits
271
Melina Costa Rusth e Silva
Corresponding author
melinarusth@hotmail.com

Corresponding author.
, Camila Medeiros Vicenti, Maria de Lourdes Junqueira, Luciana Aparecida Pereira Damasceno, Bruna Milagres de Souza, Patricia Guedes Garcia
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivos

A pneumonia associada a ventilação mecânica corresponde a uma das mais frequente e graves infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS), principalmente em pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Geralmente é causada por bactérias gram-negativas multirresistentes, especialmente bacilos não fermentadores, como Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii e bactérias da ordem Enterobacterales. O aumento na prevalência e disseminação de Enterobacterales Resistentes aos Carbapenêmicos (ERC) representa um problema de saúde pública, tendo em vista a sua fácil disseminação no ambiente hospitalar e a falta de opções terapêuticas. Este trabalho teve como objetivos avaliar a prevalência de Enterobacterales isoladas de amostras de aspirado traqueal, bem como seu perfil de resistência aos carbapenêmicos e a classificação das enzimas em serina e metalo carbapenemases.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal descritivo retrospectivo, onde foram coletados resultados de culturas positivas bacterianas de amostras de aspirado traqueal, utilizando banco de dados de um hospital público de ensino da cidade de Juiz de Fora-MG, no período de Janeiro de 2020 a Dezembro de 2022. As carbapenemases foram identificadas em serino e metalo carbapenemases através dos testes de Inativação do Carbapenêmico Modificado (m-CIM/e-CIM). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos.

Resultados

Das amostras de aspirado traqueal analisadas, 764 tiveram cultura positiva para bactérias, sendo 66,79% (n=512) de bactérias Gram negativas não fermentadoras, 25,84% (n=197) de espécies da ordem de Enterobacterales e 7,37% (n=55) de cocos Gram positivos. Das 197 linhagens de Enterobacterales isoladas, 98 (49,75%) apresentaram resistência aos carbapenêmicos. A espécie K. pneumoniae foi a mais frequente, com 52 (53,06%) linhagens resistentes aos carbapenêmicos, seguida de K. aerogenes com 23 (23,47%). Das ERC isoladas, foram detectadas as enzimas serino-carbapenemase em 87,91% dos isolados, seguida de metalo carbapenemase em 12,09%.

Conclusão

A K. pneumoniae foi a espécie de Enterobacterales mais isolada de amostras de aspirado traqueal, além de ser a espécie que mais produziu carbapenemases, sendo a serino-carbapenamase a enzimas mais detectadas destes isolados.

Palavras-chave:
Enterobacteriaceae
Resistentes a Carbape
Farmacorresistência bacteriana
Pneumonia associada a ventilação mecânica
Infecção hospitalar
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools