Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ROMBENCEFALITE HERPÉTICA EM ADOLESCENTE – RELATO DE CASO EM HOSPITAL DE INFECTOLOGIA E DOENÇAS TROPICAIS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Visits
259
Fellipe Roland Pereiraa,
Corresponding author
felesrolans@hotmail.com

Corresponding author.
, Francielle Alba Moraesb, Edilson Moreira Borgesa, Ana Luiza Neves de Assisa, Piet Gabriel Oliveira Pereiraa
a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO, Brasil
b Centro de Medicina Tropical de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info

Infecções virais no Sistema Nervoso Central podem cursar com meningite, encefalite ou meningo-encefalite, sendo por vezes um diagnóstico diferencial de difícil definição e diferenciação clínica. Por se tratar de distúrbios que não ocorrem com elevada frequência, por vezes os médicos não estão familiarizados com as manifestações clínicas atípicas como a Rombencefalite. A encefalite herpética propriamente dita, se trata da causa de encefalite esporádica fatal mais comum no mundo. Se apresenta classicamente com febre de início rápido, cefaleia, convulsões, déficits neurológicos focais e comprometimento da consciência. Maiss comumente se apresenta na neuroimagem com lesões nos lobos temporais e sistema límbico. Por sua vez, a Rombencefalite enquadra-se no acometimento inflamatório/infeccioso em região de tronco cerebral e cerebelo, podendo ocorrer espasmos mioclônicos, síndrome cerebelar, síndrome de nervos cranianos, anormalidades respiratórias, choque, rebaixamento do nível de consciência até o coma. Suas causas podem ser diversas, e uma abordagem cuidadosa é fundamental para a suspeita clínica.

Caso clínico

J.V.F.C., 15 anos, sexo masculino, escolar, com história de 6 dias de evolução com síndrome de vias aéreas superiores, cefaleia intensa, associada a febre alta, alteração do estado comportamental. Admitido no serviço de saúde terciário em grave estado geral, com comprometimento do nível e conteúdo da consciência, quadriparesia, ataxia cerebelar e síndrome de nervos cranianos. Realizada coleta de líquor, que demonstrava pleocitose linfomonocitária com hiperproteinorraquia, com normoglicorraquia. Dessa forma, realizada a hipótese diagnóstica inicial de Encefalite Herpética. Ressonância Magnética de Encéfalo evidenciou áreas de hiperintensidade de sinal em T2/FLAIR em região temporal bilateral e córtex insular, porém com lesões extensas em tronco cerebral, notadamente mesencéfalo, ponte, e pedúnculo cerebelar caracterizando uma Rombencefalite. Iniciado tratamento com Aciclovir 10 mg/kg de 8/8h, sem associação de corticoterapia. Paciente evoluiu com melhora do quadro neurológico e funcional.

Conclusão

O HSV-1 é a principal causa de encefalite em jovens, e implica um alto grau de suspeição. Tipicamente acomete os lobos temporais e o sistema límbico, porém também deve ser considerada quando há acometimento com lesões extra-temporais, e em casos atípicos se manifestando como uma Rombencefalite.

Palavras-chave:
Rombencefalite Herpes vírus Encefalite
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools