Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
TRATAMENTO DE OSTEOMIELITE CRÔNICA DE ACETÁBULO COM USO DE ANTIBIÓTICO LOCAL COMO ALTERNATIVA PARA AUSÊNCIA DE DROGAS TERMOESTÁVEIS EM UM HOSPITAL PÚBLICO NO BRASIL: UM RELATO DE CASO
Visits
279
Laís Sales Seriacopi
Corresponding author
lasaseri@gmail.com

Corresponding author.
, Thomas Stravinskas Durigon, Carolina Coelho Cunha, Maria Augusta Moreira Rebouças, Mauro José Costa Salles
Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O tratamento da osteomielite crônica inclui a terapia antimicrobiana sistêmica e desbridamento cirúrgico adequado, com gerenciamento do espaço morto. A associação de antimicrobianos locais tem se mostrado benéfica. Contudo, o polimetilmetacrilato (PMMA), veículo mais utilizado, exige a presença de antibióticos termoestáveis para eluição.

Objetivo

O objetivo do estudo é a descrição do tratamento de uma paciente com anemia falciforme e osteonecrose da cabeça do fêmur, com osteomielite crônica de acetábulo bilateral, internada em um hospital terciário da cidade de São Paulo – Brasil, com quadro grave de sepse. O tratamento indicado foi de cirurgia associada a antibioticoterapia local e sistêmica.

Métodos

Uma paciente de 36 anos, com diagnostico prévio de anemia falciforme, osteonecrose da cabeça do fêmur e osteomielite bilateral do acetábulo deu entrada no pronto atendimento de um hospital público terciário no Brasil com quadro de choque séptico. Na admissão, ela se apresentava desorientada, febril, sem sinais de pioartrite, fazendo uso de droga vasoativa, com 34920 leucócitos/mL e 569,83 mg/L de proteína C reativa (PCR), em uso de ciprofloxacino e meropenem. A paciente apresentava fistula em região glútea com saída de secreção purulenta, devido à osteomielite da crista ilíaca. Foi realizado um primeiro procedimento com limpeza e desbridamento cirúrgico. A análise da coleta de cultura identificou Pseudomonas aeruginosa multisensível e Staphylococcus coagulase negativo oxa-R e sensível a linezolida e vancomicina. A partir desses resultados, foi complementado o esquema antimicrobiano com o acréscimo de linezolida. Apesar de se manter clinicamente estável, a paciente ainda mantinha dor e fistulização com leucocitose e aumento de provas inflamatórias. Devido à ausência de gentamicina em pó, por meio de doação de sulfato de cálcio, foi realizado um novo desbridamento e limpeza cirúrgica com colocação de gentamicina 240 mg líquida + 2 g de vancomicina pó eluido em sulfato de cálcio. A paciente evoluiu com queda dos leucócitos e provas inflamatórias, ausência de fístula e melhora da dor, com deambulação sem auxílio de dispositivos.

Resultados

Foi visto que, na ausência de antibióticos termoestáveis para o tratamento de osteomielites resistentes e recidivantes, o uso de biocerâmicas pode ser uma alternativa.

Palavras-chave:
Osteomielite Antibioticoterapia local Biocerâmicas
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools