Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐436
Full text access
ACIDENTE COM ABELHAS, E TRATAMENTO ESTABELECIDO ‐ RELATO DE CASO
Visits
4846
Renata Maiolo Rigonato, Renan Maiolo Rigonato, Manuela Giansante Angelucci, Giuliane Cristina Bichoffe, Georgia Nogueira Mesquita, Vitória Faria de Souza, Fernanda Birolli Martins, Marcio Cesar Reino Gaggini
Universidade Brasil, Fernandópolis, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: Acidentes com insetos da ordem Hymenoptera, são importantes por possuírem glândulas veneníferas que inoculam veneno, que podem resultar em uma reação de hipersensibilidade por apenas uma picada: reação alérgica, envenenamento: reação tóxica local, ou ainda múltiplas ferroadas: reação tóxica sistêmica, podendo evoluir com quadro de choque e óbito. O acidente por múltiplas picadas de abelhas é uma emergência médica. Seus ferrões devem ser retirados com cuidado para evitar a inoculação de veneno, com uso prometazina para aliviar os sintomas anafláticos, hipnoanalgésico para dor aguda, aminofilina se broncoespasmos, hidrocortisona para edema e, hidratação com cristaloides, uso de manitol 20% para evitar desidratação e lesão renal. E, uso de bicarbonato de sódio para alcalinizar a urina afim de prevenir lesões causadas por hemoglobinúria.

Objetivo: Relatar o tratamento de um acidente com diversas picadas abelhas, admitido na emergência.

Metodologia: A.B., 78 anos, masculino, hipertenso e cardiopata, admitido na emergência, com relato de acidente com abelhas, sendo em torno 500 picadas, em face, pescoço, abdome, MMSS e MMII, apresentando reações locais como edema, hiperemia, dor, e diversas pústulas e pápulas, associado, odinofagia e disfagia. Refere 2 episódios anteriores, devido ser agricultor, porém, sem internação. Ao exame físico: REG, corado, hidratado, acianótico, consciente, FR: 23irm, Sat.O2: 97%, FC: 101bpm; PA:130 x 90mmHg; ECG:15; presença pústulas e pápulas nas regiões das picadas e intenso edema cervical. Laboratoriais CPK=373‐809 U/L. Assim, pelas picadas de abelhas e infecção de pele, foram retirados os ferrões, e encaminhado para a unidade de terapia intensiva, devido risco de angioedema. Assim, iniciando Prometazina 1 ampola IM; Dolantina 1 ampola IM; Hidrocortisona 500mg EV de 12/12 horas; Manitol 20% 100mL EV de 6/6 horas, por 3 dias; Bicarbonato de sódio 8,2% 100mL EV de 6/6 horas por 2 dias; e Tazocin 4,5g de 8/8 horas.

Discussão/Conclusão: Em síntese, foi verificado que o tratamento precoce evoluiu com uma rápida melhora das reações locais e sistêmicas causadas, e, com apenas quatro dias de internação, garantiu‐se a alta hospitalar. Assim, denotando a relevância da conduta estabelecida perante o quadro, prevenindo danos maiores ao paciente, e possivéis complicações.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools