Journal Information
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 26. Issue S2.
(September 2022)
EP-212
Open Access
ADRENALITE POR HISTOPLASMA EM IMUNOCOMPETENTE
Visits
605
Rafael Corrêa Barros, Marli Sasaki, Cátia Cristina Carpinelli, Durval Alex Gomes Costa, Pedro Saliba Borges, Daniel L.C. Pereira, Samylla Costa Moura, Augusto Yamaguti, Marcelo Milleto Mostardeiro
Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 26. Issue S2
More info
Introdução

A insuficiência adrenal tem como sua etiologia mais prevalente a autoimunidade, sendo a infecciosa mais comum em países em desenvolvimento, tanto por micobacteriose quanto por micose. A histoplasmose é uma doença granulomatosa causada por um fungo dimórfico, mais associada a pacientes imunodeprimidos, e a micose invasiva menos frequente em paciente não-AIDS em estudo realizado na Índia em 2007.

Objetivo

Relato de um caso clínico chamando a atenção sobre a possibilidade de histoplasmose com prejuízo funcional em indivíduo imunocompetente.

Método

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, de 66 anos, natural e procedente de Birigui/SP, professor de ensino médio, casado. Deu entrada no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE - IAMSPE) por insuficiência cardíaca descompensada, inicialmente internado aos cuidados da Cardiologia com história de dispneia aos pequenos esforços e piora nos últimos dias, associada a dispneia paroxística noturna e ortopneia. Referia ainda muita tontura ao se levantar, o que limitava sua deambulação.

Há 01 ano fora diagnosticado com adrenalite por histoplasma durante investigação etiológica nodulação em adrenal. Instituído na ocasião tratamento com Itraconazol 800 mg/dia, porém apresentou aumento de dimensão de nodulação em uso do azólico.

Frequentava sítio desde a infância onde há plantação de arroz e de algodão e grande presença de morcegos. Dada manutenção de lesão adrenal, realizado rastreio de histoplasmose disseminada com exames de imagem e pesquisa do dimórfico no líquor e no sangue. Identificados granulomas em SNC, PCR positivo no líquor. Realizado rastreio de imunodeficiência celular, humoral e adquirida, porém não encontramos evidência de imunodepressão. Dia 03/11/2021: Iniciada terapia com Anfotericina B complexo lipídico, por falta de apresentação lipossomal, com programação de 6 semanas, dada doença em SNC, com posterior troca por Itraconazol, e realizado manejo de insuficiência adrenal sob orientação da endocrinologia, com Fludrocortisona e Hidrocortisona. No dia 15/12/2021: Identificada em hemocultura Staphylococcus aureus. Paciente transferido para a UTI por insuficiência respiratória, evoluindo para choque no dia 16/12 e a óbito no dia 17/12/2021.

Conclusão

O diagnóstico diferencial de micose deve ser levado em consideração mesmo em imunocompetentes dada a potencialidade de comprometimento funcional caso não manejada precoce e corretamente, como no caso relatado, em que a insuficiência adrenal pode ter interferido na resposta à ICS.

Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools