Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
APLICATIVO "MEU PREP": EDUCAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NA PALMA DA MÃO
Visits
250
Daniel Freire de Figueirêdo Filho
Corresponding author
ces02.pe@unichristus.edu.br

Corresponding author.
, Miguel de Melo Desiderio, Djalma Victor Martins Lopes, Maria das Graças Rafaela Mesquita Teixeira, Melissa Soares Medeiros
Centro Universitário Christus (Unichristus), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids) é causada pela infecção dos retrovírus humanos HIV-1 ou 2, sendo o 1 a causa mais comum no mundo. Com o passar dos anos e avanços na medicina no que diz respeito ao estudo e entendimento desse vírus, ficou claro a necessidade de estimular e desenvolver estratégias de prevenção a transmissão do HIV, sendo medidas comportamentais e farmacológicas. Dessa forma, em 2012 o Food and Drugs Administration (FDA) aprovou a profilaxia pré-exposição (PrEP), que se trata de uma pílula diária que as pessoas com maior risco de contrair o vírus administram a fim de reduzir suas chances de infecção. É cada vez mais claro a necessidade de medidas que estimulem a informatização, tanto da população geral quanto dos profissionais prescritores, para um melhor manejo de situações em que indicações profiláticas pontuais poderiam evitar uma nova infecção. O objetivo desse trabalho é avaliar a importância do desenvolvimento de um aplicativo que fomente a informatização, ensino e acompanhamento do uso da PrEP, a partir da resposta de um formulário aplicado nos paciente em uma Clínica Escola em Fortaleza-CE.

Métodos

Foram coletados dados dos formulários preenchidos por pacientes atendidos no mês de Julho de 2023 no ambulatório de PrEP na referida clínica.

Resultados

Dos 147 pacientes atendidos no ambulatório supracitado, 123 (83,7%) responderam ao questionário e todos afirmaram a relevância e importância de um aplicativo que suprisse suas necessidades em relação a informações e acompanhamento durante o uso da PrEP. Está em testes a versão beta de um aplicativo, nomeado “Meu PrEP”, que já se apresenta como uma ferramenta intuitiva e polivalente, apresentando duas interfaces, uma para usuários PrEP e outra para profissionais de saúde. O qual favorece a perpetuação de conteúdos educativos, controle de adesão, educação continuada de prescritores e vinculação entre usuário-prescritor.

Conclusão

A proposta do aplicativo móvel “Meu PrEP”, para fins de favorecer, tanto o usuário de PrEP quanto o profissional que está realizando o atendimento, fomenta a expectativa de termos a perpetuação do uso da profilaxia da melhor maneira, garantindo um acompanhamento de qualidade e informações de fácil acesso, usando como base os pilares: tecnologia, educação, acompanhamento e adesão.

Palavras-chave:
Infecção por HIV Profilaxia Pré-Exposição Aplicativo móvel
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools