Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS MÉDICOS SOBRE A SIGLA DTNS E A ABORDAGEM “ONE HEALTH” VISANDO UM DIAGNÓSTICO SITUACIONAL
Visits
296
Igor Rosa Meurera,
Corresponding author
igor_meurer@hotmail.com

Corresponding author.
, Marcio Roberto Silvab, Ronald Kleinsorge Rolandc, José Otávio do Amaral Corrêad, Elaine Soares Coimbrae
a Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
b Embrapa Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, Brasil
c Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
d Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
e Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

As Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) têm grande impacto na saúde pública mundial e estão sendo abordadas e discutidas pela Organização Mundial da Saúde, juntamente com a Organização das Nações Unidas, por meio de um roteiro ambicioso focado no controle e eliminação dessas doenças até o ano de 2030. Esse roteiro enfatiza a necessidade de se realizar intervenções transversais holísticas no combate a essas doenças, incluindo aquelas de caráter zoonótico. Nesse contexto, a abordagem “One Health” ou Saúde Única se torna fundamental já que analisa as interações dos sistemas de saúde humana e animal em seu meio ambiente compartilhado, incluindo questões sociais e econômicas de forma ampla. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos profissionais médicos sobre a sigla DTNs e a abordagem “One Health” visando um diagnóstico situacional.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, com coleta de dados através de um questionário estruturado, aplicado de forma presencial em médicos de várias especialidades clínicas atuantes nos três níveis de atenção à saúde do município de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, entre os meses de março e agosto de 2022. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (Número do Parecer: 5.277.686).

Resultados

Entre os 254 médicos incluídos no estudo, 246 (96,85%) desconheciam a sigla DTNs. Foi solicitado para os 8 médicos que conheciam a sigla que citassem três exemplos de DTNs; como resultado, 1 (12,50%) descreveu corretamente duas doenças; 4 (50,00%) apenas uma doença e os outros 3 (37,50%) não descreveram nenhuma doença corretamente. Em relação a abordagem “One Health” 100% dos médicos responderam que não tinham conhecimento deste conceito.

Conclusão

O alto percentual de médicos que desconhecem a sigla DTNs e a abordagem “One Health” demonstra a necessidade de uma ação mais incisiva sobre o assunto entre os profissionais médicos, destacando sua importância na prática clínica, visando contribuições efetivas de saúde e bem-estar nas interfaces Humano-Animal-Meio ambiente. Por fim, ressalta-se que o conhecimento sobre essas duas temáticas é fundamental para que as estratégias de monitoramento, controle e prevenção das DTNs sejam realizadas de forma holística associando a saúde humana, animal e ambiental, em busca de melhores resultados em prol da saúde pública.

Palavras-chave:
Doenças Tropicais Negligenciadas One Health Saúde Pública
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools