Journal Information
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 25. Issue S1.
12° Congresso Paulista de Infectologia
(January 2021)
EP‐153
Full text access
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TESTES RÁPIDOS NA DETECÇÃO DE MARCADORES PARA O VÍRUS DA HEPATITE C
Visits
1941
Vanessa Cristina M. Silva, Adriana Parise Compri, Lia Lory Gama da Cunha, Marcilio Figueiredo Lemos, Isabel Takano Oba, Clóvis Roberto A. Constantino, Regina Célia Moreira
Instituto Adolfo Lutz (IAL), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 25. Issue S1

12° Congresso Paulista de Infectologia

More info
Full Text

Introdução: O vírus da hepatite C (HCV) é considerado grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Desde 1993, houve grande melhora no desempenho dos testes utilizados para o diagnóstico dessa infecção. A utilização dos testes rápidos trouxe uma alternativa de diagnóstico, facilitando o recrutamento e aceitação da população em realizar a testagem. No Brasil, grande parte da população infectada não conhece seu estado sorológico. Por ser uma doença silenciosa, a hepatite C muitas vezes é diagnosticada apenas em fases mais avançadas da doença. Dessa forma, a realização de testes para um diagnóstico precoce é de extrema importância para o combate a essa infecção.

Objetivo: Avaliar a concordância entre os resultados de testes imunocromatográficos de triagem (teste rápido) e testes confirmatórios (PCR em tempo real e quimiluminescência) para confirmar casos de exposição ao HCV.

Metodologia: Foram realizados em estudo anterior, testes rápidos em população de homens que fazem sexo com homens em 12 capitais brasileiras, para avaliação de exposição ao HCV. As amostras com resultados reagentes nesse estudo foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para a realização de testes confirmatórios. Inicialmente, foi realizado teste molecular por PCR em tempo real para avaliar infecção ativa. Amostras com resultado não detectado foram submetidas ao teste sorológico por quimiluminescência para avaliar infecção passada e possíveis resultados falsos positivos no teste rápido.

Resultados: Do total de 24 testes rápidos com resultado reagente para anti‐HCV, 23 amostras de sangue foram colhidas e enviadas ao Laboratório de Hepatites do Instituto Adolfo Lutz para a realização dos testes confirmatórios. Dessas, 16 foram confirmadas (13 por PCR em tempo real e 3 por quimiluminescência) e 7/23 (30,4%) apresentaram resultado falso positivo nos testes rápidos.

Discussão/Conclusão: Os testes rápidos são importantes ferramentas no diagnóstico do HCV. Por ser um teste de fácil manipulação, coleta e com resultado em poucos minutos, torna‐se um ótimo teste para triagem de pacientes e colabora com o aumento da testagem na população. Por ser um teste altamente sensível, a confirmação dos resultados é necessária, tendo em vista o baixo valor preditivo positivo, quando empregado em população de baixa prevalência para determinada enfermidade, caso da Hepatite C.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools