Journal Information
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 1 (December 2018)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 1 (December 2018)
OR‐01
Open Access
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA DE USO APROPRIADO DE ANTIMICROBIANOS COMBINADO AOS RESULTADOS MICROBIOLÓGICOS RÁPIDOS POR MEIO DA ESPECTROMETRIA DE MASSA (EM) MALDI‐TOF NAS INFECÇÕES DA CORRENTE SANGUÍNEA (ICS) POR BACILOS GRAM NEGATIVOS EM UNIDADE
Visits
3128
Aléia Faustina Campos, Flávia Rossi, Ana Paula Cury, Maria Rita Elmor de Araújo, Icaro Boszczowski, Maria Luísa Nascimento Moura, Maristela Pinheiro Freire, Adolfo Edison Manrique, Laína Bubach Carvalho, Silvia Figueiredo Costa, Thaís Guimarães
Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Data: 18/10/2018 ‐ Sala: 1 ‐ Horário: 15:40‐15:50 ‐ Forma de Apresentação: Apresentação oral

Introdução: Infecções de corrente sanguínea representam importante causas de morbimortalidade em pacientes em terapia intensiva. Tem‐se demonstrado impacto benéfico de métodos microbiológicos rápidos para acelerar o resultado da identificação e de testes sensibilidade dos agentes infecciosos aos antimicrobianos como estratégia eficaz na assistência desses pacientes e, assim, contribuir para apropriação do antibiótico empírico mais rápido e dirigido para o correto tratamento dessas infecções.

Objetivo: Determinar o tempo necessário para a identificação e perfil de sensibilidade da bacteremia por bacilos Gram negativos (BGN) com o uso de EM MALDI‐TOF e avaliar a adequação da terapia antimicrobiana empírica com desfechos clínicos.

Metodologia: Estudo prospectivo feito nas UTIs de março a julho/2018. Foram incluídos pacientes com hemocultura positiva para BGN após 48 horas da admissão e seguidos até alta da UTI ou morte após o primeiro episódio de ICS. Informações de idade, sexo, origem da ICS, PITT escore, agente microbiano isolado, perfil de sensibilidade, mortalidade em 14 e 30 dias e uso de antibiótico empírico foram coletadas.

Resultado: Analisamos 30 pacientes com ICS por BGN e a média de idade foi de 54±15 anos, 63% dos pacientes masculinos. Deles, 73% apresentaram PITT escore ≥ 6. Em relação à origem da ICS, 70% eram primárias, 20% secundárias a pneumonia e 10% tiveram outros sítios. Dentre os agentes microbianos, 37,5% eram Klebsiella pneumoniae, 21,9% Acinetobacter baummannii complex, 3,1% Pseudomonas aeruginosa e 37,5% outras enterobactérias. O tempo para identificação dos BGN pelo Gram foi em média 21±7 horas e pelo MALDI em média 52±27 horas. A média do tempo total para o isolamento, identificação e resultado de teste de sensibilidade (TSA) foi 3,6±1,8 dias. A taxa de mortalidade geral foi de 57%, 18% e 29% em até 14 e 30 dias, respectivamente. A taxa de uso de antibiótico empírico apropriado foi 73%. O uso de antibiótico empírico apropriado foi correlacionado com o PITT escore ≥ 6 (p=0,016), entretanto não houve correlação para o desfecho óbito (p=0,242).

Discussão/conclusão: Apesar de a EM MALDI‐TOF ser usada, a adequação da antibioticoterapia é feita somente após o resultado do TSA (média 3,6 dias). Propõe‐se fazer uma intervenção em tempo real para adequar a terapia precoce e dirigida baseada na identificação do agente diretamente da hemocultura e avaliar o impacto dessa intervenção em desfechos clínicos e econômicos.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools