Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS E MICROBIOLÓGICAS DAS INFECÇÕES RELACIONADAS A IMPLANTES EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS ORTOPÉDICAS DE TRAUMA: UM ESTUDO DE COORTE RETROSPECTIVO
Visits
203
Carolina Coelho Cunha
Corresponding author
carolinacunha89@gmail.com

Corresponding author.
, Eduardo Cesar Santos, Stefânia Bazanelli Prebianchi, Laís Sales Seriacopi, Thomas Stravinskas Durigon, Mayara Muniz de Andrade Silva, Wanderlaine Aparecida da Silva, Laura Batista Campos, Mariana Neri Lucas Kurihara, Ingrid Nayara Marcelino Santos, Carlos Augusto Finelli, Adriana Macedo Dell Aquila, Mauro José Costa Salles
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Objetivo

As infecções relacionadas aos implantes ortopédicos (IRI), que abrange às infecções relacionadas às fraturas (IRF) e às infecções de próteses ortopédicas (IPO), persiste como uma complicação comum após procedimentos cirúrgicos ortopédicos para estabilização de fraturas. Mesmo durante a COVID-19, com a redução dos casos de traumatismo, as taxas de IRI permaneceram elevadas em nossa instituição. O presente estudo teve como objetivo investigar as características epidemiológicas e microbiológicas das IRI em um centro ortopédico terciário brasileiro entre 2020 e 2022.

Método

Estudo de coorte retrospectivo em um único centro, envolvendo todos os pacientes submetidos a cirurgia ortopédica para estabilização de fraturas. O diagnóstico de IRF e IPO foi realizado de acordo com os critérios da EBJIS. Foram analisados 402 pacientes que passaram por algum tipo de correção cirúrgica de fratura, sendo incluídos na análise aqueles que desenvolveram IRF e IPO. Os patógenos foram isolados a partir de culturas de tecido peri-implante e fluido de sonicação, e identificados por meio de MALDI-TOF.

Resultados

Um total de 65 pacientes com IRI foram incluídos, resultando em uma incidência de infecção de 16,1% (65/402). Os pacientes masculinos representaram 73,8% da amostra, com média de idade de 48,5 ± 18,6 anos. As fraturas fechadas corresponderam a 60% dos casos. Em relação ao mecanismo de trauma, quedas foram responsáveis por 43,1% dos casos, seguidas por acidentes automobilísticos (26,6%). Os sítios de infecção mais frequentemente afetados foram tíbia (26,2%) e quadril (12,3%). Observou-se que 86,2% dos casos correspondiam a IRF e 12,3% a IPO, enquanto infecções após instrumentação da coluna vertebral foram diagnosticadas em 1,5% dos casos. Entre os pacientes com culturas bacterianas positivas, 68,9% apresentaram bactérias gram-positivas e 31% bactérias gram-negativas, sendo o Staphylococcus aureus o patógeno mais prevalente em todos os sítios de infecção. Infecções polimicrobianas (24,1%), principalmente envolvendo bacilos gram-negativos, foram menos comuns do que infecções monomicrobianas (75,8%).

Conclusão

Este estudo evidenciou que a incidência de IRI permaneceu alta durante a COVID-19, sendo as infecções monomicrobianas, incluindo espécies de Staphylococcus, as predominantes. A identificação da epidemiologia das vítimas de traumatismo ortopédico e da prevalência microbiológica constitui o primeiro passo em direção ao planejamento terapêutico bem-sucedido.

Palavras-chave:
Infecção Trauma Implantes
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools