Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
CARACTERIZAÇÃO GENÔMICA DE ISOLADOS CLÍNICOS DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE COM RESISTÊNCIA A CEFTAZIDIMA-AVIBACTAM PROVENIENTES DE DIFERENTES HOSPITAIS
Visits
273
Carlos Henrique Camargoa,
Corresponding author
carlos.camargo@ial.sp.gov.br

Corresponding author.
, Amanda Yaeko Yamadaa, Andreia Rodrigues de Souzaa, Pedro Smith Pereira Ferraroa, Marcos Paulo Vieira Cunhab, Daniel de Sena Mirandaa, Maristela Pinheiro Freirec, Monique Ribeiro Tiba-Casasa
a Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, SP, Brasil
b Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
c Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A bactéria Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenêmicos é considerada um patógeno prioritário de acordo com a OMS e o CDC. No Brasil, há predomínio de K. pneumoniae produtora de KPC, considerada endêmica em diversos hospitais. Além da resistência a carbapenêmicos, geralmente os isolados de Klebsiella KPC+ apresentam resistência a outros fármacos, o que suscita a investigação de novos antimicrobianos/combinações com potencial efeito terapêutico. Um dos fármacos mais recentes introduzidos no mercado é ceftazidima-avibactam (CZA), que apresenta atividade contra KPC mas não contra metalo-carbapenemases. A resistência a CZA ainda é pouco reportada, mas deve ser monitorada a fim de preservar sua atividade. Neste estudo, objetivamos realizar a caracterização fenotípica e genômica de três isolados de K. pneumoniae com resistência a CZA enviadas a nosso laboratório de referência.

Métodos

Os isolados foram identificados por MALDI-TOF MS e submetidos a teste de sensibilidade por disco difusão e/ou microdiluição em caldo (para polimixina B, colistina e ceftazidima-avibactam). O DNA total bacteriano foi extraído por kit comercial e sequenciado nas plataformas Illumina e Oxford Nanopore (para caracterização completa dos plasmídeos). As análises foram realizadas por ferramentas de bioinformática.

Resultados

De 97 isolados investigados, três (3%) apresentaram resistência a CZA (MIC > 32 mg/L), sendo dois sensíveis à polimixina e colistina (MIC = 0,125), e foi resistente (MIC = 32 mg/L). A resistência a imipenem e meropenem foi observada apenas em um destes isolados; os outros dois tiveram a sensibilidade aos carbapenêmicos preservada. A análise molecular acusou a identificação dos alelos KPC-33 (n = 2) e KPC-44 (n = 1), em isolados pertencentes aos sequence types ST11, ST258 e ST6326. Os genes blaKPC-33 e blaKPC-44 foram encontrados em diferentes plasmídeos, na seguinte configuração: KPC-33/IncFIIK-IncFIB(pKpQil)/ST6326; KPC-33/IncN/ST11; KPC-44/IncX3-IncU/ ST258.

Conclusão

A resistência a CZA observada nestes três isolados é atribuída à presença de variantes do gene blaKPC-2. Por estarem localizados em diferentes plasmídeos em diferentes clones bacterianos provenientes de diferentes hospitais, a possibilidade de disseminação clonal pode ser descartada, sugerindo atuação da pressão de seleção como maior contribuinte para emergência da resistência a CZA.

Palavras-chave:
avibactam resistência plasmideos illumina Minion
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools